A ação dramática e o movimento funcional em duas versões de “Dois perdidos numa noite suja”-Convergências e divergências.
Resumo
Esta pesquisa propõe investigar os pontos de convergência e divergência da ação dramática e movimento funcional entre os dois filmes que carregam o mesmo título: "DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA". Um lançado em 1970 com direção de Braz Chediak e o outro lançado três décadas mais tarde em 2002 sob a direção de José Joffily. Os filmes foram rodados a partir da obra de Plínio Marcos, DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA escrita em 1966. Ao investigar a ação dramática e o movimento funcional também se propõe a divulgar os filmes assim como o autor Plínio Marcos e seus textos; A Dramaturgia de Plínio Marcos trás a tona a questão da subalternidade. Em busca do aprofundamento sobre o a ação dramática e o movimento funcional, chegamos a ações físicas de Grotowski que de maneira muito relevante clareou nossoolhar para essas questões. Para chegar ao entendimento dessas questões a pesquisa foi bibliográfica, também assistimos os filmes Dois Perdidos Numa Noite Suja e propomos discussões e oficinas sobre questões da ação dramática e do movimento funcional. Podemos perceber nos filmes Dois perdidos Numa Noite Suja que a ação dramática acontece nos conflitos e que até certo ponto tem uma mesma origem. Diferente dos movimentos funcionais que por terem uma relação de diálogo entre o interno do ator com o externo, pode se mudar bruscamente, no entanto sua origem também é interna assim como a ação dramática.Publicado
2015-11-09
Como Citar
Garcia, L. F., & Góis, M. V. (2015). A ação dramática e o movimento funcional em duas versões de “Dois perdidos numa noite suja”-Convergências e divergências. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2208
Edição
Seção
LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES