DOCUMENTO FOTOGRÁFICO: DA IMAGEM QUE SE APRESENTA ÀS MEMÓRIAS QUE NOS EVOCAM

Autores

  • Maristelaine dos Santos Souza UEMS
  • Lucélio Ferreira Simião UEMS
  • Maria Eduarda Ferro UEMS

Resumo

Essa pesquisa teve por objetivo ampliar nossos conhecimentos sobre as infâncias e as práticas educativas vivenciadas em diferentes espaços/tempos, para tanto utilizamos imagens fotográficas como ferramenta de apoio para evocar o passado. A opção metodológica do trabalho foi a história oral de vida. Foram realizadas entrevistas com cinco sujeitos/participantes, sendo dois homens e três mulheres, com idades entre 63 a 90 anos. A pesquisa nos permitiu acessar aspectos referentes a experiência da infância e aos processos de educação informal e escolarizada em ambientes rurais brasileiros da segunda metade do século XX. A construção deste texto privilegiou a discussão de aspectos referentes as memórias da educação formal (escolarizada).
Palavras-chave: crianças/infâncias, memória, escolarização

Biografia do Autor

Maristelaine dos Santos Souza, UEMS

Estudante do Curso de Pedagogia da UEMS, Unidade Universitária de Dourados. Bolsista PIBIC/UEMS/CNPq

Lucélio Ferreira Simião, UEMS

Docente do curso de licenciatura em Pedagogia da Unidade Universitária de Dourados

Maria Eduarda Ferro, UEMS

Licenciada em Pedagogia (UFSCar) e História (UFGD), Mestre em Educação (UFSCar), aperfeiçoou-se em Organização de Arquivos (IEB/USP). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), responde pelos conteúdos de História da Educação e Filosofia da Educação no curso de Pedagogia / Dourados. Na pós graduação em Educação Infantil, trabalha com a disciplina Pesquisa em Educação Infantil. É pesquisadora na área da História da Educação.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Souza, M. dos S., Simião, L. F., & Ferro, M. E. (2012). DOCUMENTO FOTOGRÁFICO: DA IMAGEM QUE SE APRESENTA ÀS MEMÓRIAS QUE NOS EVOCAM. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2205

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)