VELHICE FEMININA E IDENTIDADE: AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER IDOSA NO DISCURSO PROPAGANDÍSTICO/PUBLICITÁRIO

Autores

  • Alberto Malheiros Junior Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida, novos tabus estão sendo construídos em relação ao envelhecimento. Isso se deve em grande parte pela valorização excessiva da juventude e, como o envelhecimento torna-se realmente uma questão global e particularmente feminina,  é, sobretudo,sobre o corpo feminino que são direcionados investimentos médicos estéticos acentuados, com intuito de retardar/camuflar a velhice. Diante do exposto, neste trabalho, buscamos discutir a velhice feminina por meio das representações que são suscitadas pelos discursos midiáticos, mais precisamente, o discurso propagandístico, pois entendemos que estes atuam na produção/reprodução de identidades, na verdade, na construção de subjetividades. Para atingirmos nosso objetivo, valemo-nos dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha Francesa, pois, segundo essa perspectiva teórica os dados são analisados, interpretados, levando em conta não só a materialidade linguística, mas sua exterioridade que é fundamental no processo de significação, ou seja, o sócio-histórico. Assim, constatamos que envelhecer tornou-se um direito negado, pois o próprio movimento de positivação da velhice (terceira-idade), acaba por negar o envelhecimento afirmando que é preciso envelhecer sem se comportar como “velho”, o que faz com que muitas mulheres, na fase tardia da vida, neguem seus atributos, seu eu, no intuito de se adequarem aos modelos idealmente difundidos pela cultura do espetáculo.

 

Biografia do Autor

Alberto Malheiros Junior, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de Ciências Sociais da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba/MS, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Inicição Cientifica (PIBIC/UEMS).

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Publicado

2014-04-24

Como Citar

Malheiros Junior, A. (2014). VELHICE FEMININA E IDENTIDADE: AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER IDOSA NO DISCURSO PROPAGANDÍSTICO/PUBLICITÁRIO. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2201

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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