UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO SOFTWARE GRAPHMATICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA CONSTRUCIONISTA
Resumo
RESUMO
O presente trabalho é o relato de uma experiência desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa em andamento. Foram desenvolvidas quinze sessões com o uso do software Graphmática para plotagem de gráficos das funções de primeiro e segundo graus. A perspectiva era desencadear um processo de produção e interação no estudo da matemática onde se fizessem presentes os conceitos de função associados a conceitos da geometria euclidiana. As sessões foram planejadas a partir de alguns pressupostos tais como: os alunos estarem alfabetizados informaticamente, o laboratório ter uma estrutura compatível e o uso de recursos tecnológicos ser o modo mais rápido de conduzir um processo de estudo seguindo o modelo construcionista proposto por José Armando Valente. Os resultados apontam que muitas hipóteses iniciais falharam e que a construção do conhecimento requer o desenvolvimento de outros fatores da dimensão humana, além do cognitivo.
Palavras-Chave: Construcionismo, Abordagens Didáticas, Práticas Didáticas