UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO SOFTWARE GRAPHMATICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA CONSTRUCIONISTA

Autores

  • ANTONIO SALES UEMS
  • Gizele Coelho de Almeida Meireles UEMS/NA
  • Ana Paula de Souza UEMS/NA

Resumo

RESUMO

O presente trabalho é o relato de uma experiência desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa em andamento. Foram desenvolvidas quinze sessões com o uso do software Graphmática para plotagem de gráficos das funções de primeiro e segundo graus. A perspectiva era desencadear um processo de produção e interação no estudo da matemática onde se fizessem presentes os conceitos de função associados a conceitos da geometria euclidiana. As sessões foram planejadas a partir de alguns pressupostos tais como: os alunos estarem alfabetizados informaticamente, o laboratório ter uma estrutura compatível e o uso de recursos tecnológicos ser o modo mais rápido de conduzir um processo de estudo seguindo o modelo construcionista proposto por José Armando Valente. Os resultados apontam que muitas hipóteses iniciais falharam e que a construção do conhecimento requer o desenvolvimento de outros fatores da  dimensão humana, além do cognitivo.

Palavras-Chave: Construcionismo, Abordagens Didáticas, Práticas Didáticas

 

Biografia do Autor

ANTONIO SALES, UEMS

Professor da UEMS ded Nova Andradina

Gizele Coelho de Almeida Meireles, UEMS/NA

Acadêmica do Curso de Computação- Licenciatura

Ana Paula de Souza, UEMS/NA

Acadêmica do Curso de Computação- Licenciatura

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

SALES, A., Meireles, G. C. de A., & de Souza, A. P. (2014). UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO SOFTWARE GRAPHMATICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA CONSTRUCIONISTA. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2193

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA