TRAJETÓRIAS DOS ENFERMEIROS ATUANTES NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Kelvyn Luis Vieira de Bastiani Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

Este estudo teve por objetivo descrever as características das trajetórias escolar e profissionais dos enfermeiros que atuam nas Estratégias de Saúde da Família no município de Dourados MS e discutir as implicações para a prática profissional. Optamos pela pesquisa por Dourados ser o segundo maior município do estado e por constituir-se referencia na área da saúde. As Estratégias de Saúde da Família foram criadas como formas de viabilizar e consolidar o Sistema Único de Saúde. Nelas os enfermeiros além da função assistencial em ações de promoção e prevenção, exercem cargos administrativos e de chefia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, exploratória, descritiva e transversal. Participaram do estudo 20 enfermeiros.  A amostra foi definida por conveniência. Os dados foram obtidos por meio de questionário semi-estruturado. Os dados quantitativos foram processados através do Excel e os qualitativos tiveram como aporte teórico as contribuições de Pierre Bourdieu. Os resultados apontaram que há predomínio de profissionais do sexo feminino, casados e com filhos. A maioria dos enfermeiros atuantes nas ESF do município é egressa do Curso Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e possuem especialização relacionada à área de trabalho e procuram participar de eventos científicos. Iniciaram a escolarização entre os 6 anos de idade; prestaram em torno de 2 a 3 vestibulares; possuem domínio de língua estrangeira. Muitos estão no segundo emprego já tendo experiência na área hospitalar. Atuam na ESF por mais de 5 anos e estão satisfeitos com a profissão e o trabalho. 

Downloads

Publicado

2014-05-16

Como Citar

de Bastiani, K. L. V. (2014). TRAJETÓRIAS DOS ENFERMEIROS ATUANTES NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2189

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE