SURDEZ: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE

Autores

  • Samara Rodrigues da Cruz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba

Resumo

A surdez tem sido objeto de estudos em diferentes esferas, internacional, nacional, e regional, com debates e defesas em diferentes concepções teóricas, conforme se constata na história da educação de pessoas com surdez. Para ampliar a compreensão sobre esses estudos, fez-se necessário conhecer as abordagens que norteiam as pesquisas sobre essa temática para depreender, na atualidade, as questões referentes aos surdos no Brasil. Para atingir esse objetivo, definiu-se pelo levantamento bibliográfico e a análise de teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste, contribuindo para o progresso de estudos sobre essa temática. A partir disso buscou-se compreender se estas teses e dissertações apresentam as diversas perspectivas teóricas sobre o conceito de surdez, abordadas no contexto histórico, político e social e as diferentes concepções dessas fontes para a explicação sobre surdez. Os resultados indicam que durante muito tempo a Língua de Sinais foi proibida para os surdos pelo fato de ser considerada inferior e os surdos incapazes de viver em sociedade, assim as práticas realizadas foram submetidas ao fator linguístico e abordados com o objetivo de sustentar a defesa pelo desenvolvimento da língua oral ou a língua de sinais. Desta forma, sustenta-se a relevância de realizar estudos sobre a surdez, para contribuir com a educação dos surdos em diferentes contextos. Conclui-se que é necessária uma transformação na educação de e para surdos, que sejam realizadas ações que propiciem o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos.

 

Palavras- chave: Surdez. Teses e dissertações. Região Centro-Oeste.

Biografia do Autor

Samara Rodrigues da Cruz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba

SURDEZ: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE   Samara Rodrigues da Cruz¹ Doracina Aparecida de Castro Araujo²     ¹Estudante do curso de Pedagogia da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba. E-mail: samara_pba@hotmail.com. Bolsista PIBIC/CNPq/UEMS. ² Docente da UEMS, dos cursos de Pedagogia e Especialização em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação,  na Unidade Universitária de Paranaíba. E-mail: doracina@pesquisador.cnpq.br     ÁREA DE CONHECIMENTO DO CNPq: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.     RESUMO   A surdez tem sido objeto de estudos em diferentes esferas, internacional, nacional, e regional, com debates e defesas em diferentes concepções teóricas, conforme se constata na história da educação de pessoas com surdez. Para ampliar a compreensão sobre esses estudos, fez-se necessário conhecer as abordagens que norteiam as pesquisas sobre essa temática para depreender, na atualidade, as questões referentes aos surdos no Brasil. Para atingir esse objetivo, definiu-se pelo levantamento bibliográfico e a análise de teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste, contribuindo para o progresso de estudos sobre essa temática. A partir disso buscou-se compreender se estas teses e dissertações apresentam as diversas perspectivas teóricas sobre o conceito de surdez, abordadas no contexto histórico, político e social e as diferentes concepções dessas fontes para a explicação sobre surdez. Os resultados indicam que durante muito tempo a Língua de Sinais foi proibida para os surdos pelo fato de ser considerada inferior e os surdos incapazes de viver em sociedade, assim as práticas realizadas foram submetidas ao fator linguístico e abordados com o objetivo de sustentar a defesa pelo desenvolvimento da língua oral ou a língua de sinais. Desta forma, sustenta-se a relevância de realizar estudos sobre a surdez, para contribuir com a educação dos surdos em diferentes contextos. Conclui-se que é necessária uma transformação na educação de e para surdos, que sejam realizadas ações que propiciem o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos.   Palavras- chave: Surdez. Teses e dissertações. Região Centro-Oeste.

Doracina Aparecida de Castro Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba

SURDEZ: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE Samara Rodrigues da Cruz¹Doracina Aparecida de Castro Araujo²  ¹Estudante do curso de Pedagogia da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba.E-mail: samara_pba@hotmail.com. Bolsista PIBIC/CNPq/UEMS.² Docente da UEMS, dos cursos de Pedagogia e Especialização em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação,  na Unidade Universitária de Paranaíba.E-mail: doracina@pesquisador.cnpq.br  ÁREA DE CONHECIMENTO DO CNPq: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.  RESUMO A surdez tem sido objeto de estudos em diferentes esferas, internacional, nacional, e regional, com debates e defesas em diferentes concepções teóricas, conforme se constata na história da educação de pessoas com surdez. Para ampliar a compreensão sobre esses estudos, fez-se necessário conhecer as abordagens que norteiam as pesquisas sobre essa temática para depreender, na atualidade, as questões referentes aos surdos no Brasil. Para atingir esse objetivo, definiu-se pelo levantamento bibliográfico e a análise de teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste, contribuindo para o progresso de estudos sobre essa temática. A partir disso buscou-se compreender se estas teses e dissertações apresentam as diversas perspectivas teóricas sobre o conceito de surdez, abordadas no contexto histórico, político e social e as diferentes concepções dessas fontes para a explicação sobre surdez. Os resultados indicam que durante muito tempo a Língua de Sinais foi proibida para os surdos pelo fato de ser considerada inferior e os surdos incapazes de viver em sociedade, assim as práticas realizadas foram submetidas ao fator linguístico e abordados com o objetivo de sustentar a defesa pelo desenvolvimento da língua oral ou a língua de sinais. Desta forma, sustenta-se a relevância de realizar estudos sobre a surdez, para contribuir com a educação dos surdos em diferentes contextos. Conclui-se que é necessária uma transformação na educação de e para surdos, que sejam realizadas ações que propiciem o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos. Palavras- chave: Surdez. Teses e dissertações. Região Centro-Oeste.

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Publicado

2014-05-05

Como Citar

Cruz, S. R. da, & Araujo, D. A. de C. (2014). SURDEZ: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2184

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS