SURDEZ: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE
Resumo
A surdez tem sido objeto de estudos em diferentes esferas, internacional, nacional, e regional, com debates e defesas em diferentes concepções teóricas, conforme se constata na história da educação de pessoas com surdez. Para ampliar a compreensão sobre esses estudos, fez-se necessário conhecer as abordagens que norteiam as pesquisas sobre essa temática para depreender, na atualidade, as questões referentes aos surdos no Brasil. Para atingir esse objetivo, definiu-se pelo levantamento bibliográfico e a análise de teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste, contribuindo para o progresso de estudos sobre essa temática. A partir disso buscou-se compreender se estas teses e dissertações apresentam as diversas perspectivas teóricas sobre o conceito de surdez, abordadas no contexto histórico, político e social e as diferentes concepções dessas fontes para a explicação sobre surdez. Os resultados indicam que durante muito tempo a Língua de Sinais foi proibida para os surdos pelo fato de ser considerada inferior e os surdos incapazes de viver em sociedade, assim as práticas realizadas foram submetidas ao fator linguístico e abordados com o objetivo de sustentar a defesa pelo desenvolvimento da língua oral ou a língua de sinais. Desta forma, sustenta-se a relevância de realizar estudos sobre a surdez, para contribuir com a educação dos surdos em diferentes contextos. Conclui-se que é necessária uma transformação na educação de e para surdos, que sejam realizadas ações que propiciem o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos.
Palavras- chave: Surdez. Teses e dissertações. Região Centro-Oeste.