Síntese de Filmes Finos Fotocatalisadores TiO2 modificados com Vanádio pelo Método dos Precursores Poliméricos

Autores

  • Maycon dos Santos Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Naviraí, MS, Brasil.
  • Alberto Adriano Cavalheiro Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Naviraí.
  • Natali Amarante Cruz Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Naviraí.

Resumo

O Método dos Precursores Poliméricos tem etapas bem definidas no contexto investigativo até obter a fase desejada. O processo de cristalização e as transições de fases ocorrem em função do tratamento térmico, podendo haver pré-tratamentos para facilitar a eliminação da matéria orgânica antes de iniciar o processo de cristalização. Para aplicação em filmes finos, muitas das características podem ser visualizadas com análise por espectroscopia no UV-Vis. A síntese do semicondutor de TiO2, modificado com vanádio deve ser obtido neste projeto através do Método dos Precursores Poliméricos, pois o estágio do precursor ainda em solução permite sua deposição em substratos de vidro borosilicato. Ajustes de pH, tratamento e limpeza dos substratos, adição de complexantes, modificadores e coadjuvantes podem auxiliar na adequação da metodologia para obter filmes aderentes e com qualidade óptica adequada. A modificação com vanádio visa observar alterações nas características físico-químicas da solução, na aderência, no tratamento térmico e por fim, na fotônica e qualidade óptica dos filmes depositados em substratos de vidro. Espera-se demonstrar neste trabalho que o vanádio não afete as características do filme, quando os procedimentos de obtenção forem ajustados. O problema a ser resolvido nesta área é desenvolver uma sequência de estágios que permita a eliminação da matéria orgânica do filme após sua deposição, sem comprometer a qualidade do material calcinado. A adição de vanádio, um metal de transição reconhecido por absorver radição na região do violeta e azul, portanto, dentro do visível, ajudará a ampliar a aplicabilidade do material, que poderá então operar fotocataliticamente sob radiação solar. 

Biografia do Autor

Maycon dos Santos, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Naviraí, MS, Brasil.

Estudante de Tecnologia em Alimentos pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, realizando projeto de iniciação científica na área de Físico-química Inorgânica.

Downloads

Publicado

2014-05-08

Como Citar

Santos, M. dos, Cavalheiro, A. A., & Cruz, N. A. (2014). Síntese de Filmes Finos Fotocatalisadores TiO2 modificados com Vanádio pelo Método dos Precursores Poliméricos. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2180

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>