Representações das Mulheres Terena sobre as mudanças na assistência ao parto nos últimos 30 anos

Autores

  • Jayne Patrocínio
  • Sandra Cristina Souza

Resumo

A civilização dos brancos finalmente entrara nas comunidades indígenas, lhes trazendo benefícios ao mesmo tempo em que tira algumas partes importantes do etnoconhecimento que antes transferível, agora é intransferível. Só que, com essas mudanças os Terena mostram-se cada vez mais receptivos a mudanças, o que pode ser bom ou ruim. Bom pois o insere na sociedade branca, ruim pois uma parte de sua história e seu etnoconhecimento a base de ervas medicinais está sendo apagada. A metodologia a ser utilizada consiste em análise da bibliografia pertinente a temática, composta por livros, teses, dissertações e artigos científicos, que servirão de base para o cotejamento das fontes orais que serão as principais fontes utilizadas. A pesquisa objetiva a compreensão dos processos que envolvem a formação da parteira e as representações da comunidade Terena sobre a importância de sua atividade dentro da reflexão sobre as diferenças entre parto hospitalar e doméstico, assim como o processo de transmissão do etnoconhecimento e as representações das mulheres Terena em relação ao parto agora realizado no hospital. As mulheres Terena tinham seus filhos em casa, com parteiras, e nos últimos anos têm tido os filhos nos hospitais da região. Essas parteiras tinham um lugar de destaque dentro das aldeias, pois eram elas que detinham o etnoconhecimento das plantas medicinais que deveriam ser utilizadas pelas gestantes e parturientes. O conhecimento necessário a função era transmitido dentro da própria família, de geração em geração, utilizando o etnoconhecimento de ervas medicinais mediado por tabus baseados em sua própria mitologia.

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Publicado

2014-04-25

Como Citar

Patrocínio, J., & Souza, S. C. (2014). Representações das Mulheres Terena sobre as mudanças na assistência ao parto nos últimos 30 anos. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2175

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS