QUESTÕES DE LEITURA NO BRASIL: A LITERATURA E A ESCOLA

Autores

  • Gláucia Beretta Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Resumo

O projeto, que objetiva valorar o ensino de literatura nas escolas, discute o dito crescente desinteresse do alunado pela literatura, posto que quanto mais avança nos estudos, menor é seu entusiasmo pela leitura literária. Por intermédio de questionários aplicados a alunos do ensino fundamental, especificamente delimitados - o último ano das séries inicias e o último das séries finais, pretendeu-se investigar quantidade e qualidade de material usualmente lido por tal público, que suscitem possíveis fatores que tolhem o hábito da leitura literária.  E, relacionando itens teóricos e metodológicos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais com propostas do Referencial Curricular da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS buscou-se depreender o que disso se efetive no ensino e aprendizagem, tratando de, concomitantemente, analisar mecanismos que promovam a leitura literária em sala de aula formando leitores críticos.  

 

Palavras-Chave: Literatura, leitura, ensino.

Biografia do Autor

Gláucia Beretta, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmica de Letras

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Beretta, G. (2014). QUESTÕES DE LEITURA NO BRASIL: A LITERATURA E A ESCOLA. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2171

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES