QUESTÃO ECONÔMICA E CRIMINALIDADE ENTRE JOVENS NO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA MS: O PERFIL DOS INTERNOS DO ESTABELECIMENTO PENAL LOCAL

Autores

  • Jucimar Lopes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba
  • Jucimar Lopes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba
  • Ailton de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba

Resumo

RESUMO

A presente proposta de trabalho visa apresentar os resultados da pesquisa sobrea relação entre a criminalidade a os fatores socioeconômicos de jovens envolvidos com o crime no município de Paranaíba – MS em 2011. Dado a esta prerrogativa esta pesquisa visou responder a partir da análise do perfil dos detentos do presídio de Paranaíba – MS se de fato, a condição socioeconômica é ou pode ser um elemento determinante para o envolvimento do jovem no mundo da criminalidade. Sob estas condições delimitamos como amostra de análise os jovens entre 18-24 anos que se envolveram ao longo do ano de 2011 com algum tipo de delito criminal e se encontram detidos no estabelecimento penal do município. Neste contexto, privilegiamos dois tipos de crimes: crimes contra o patrimônio e os relacionado ao tráfico de entorpecentes. Os resultados da pesquisa mostraram - entre outros achados -, que há sim uma relação entre a condição socioeconômica com o crime. Contudo, estas não reproduzem todos os segmentos sociais de maneira equitativa, pelo menos, no diz respeito ao nível de ensino dos que cumprem alguma pena de restrição de liberdade.

 

Palavras-Chave: Condição socioeconômica.  Crime.  Sociologia urbana.

 

Biografia do Autor

Jucimar Lopes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba

Jucimar Lopes1 1Aluna do terceiro ano do curso de Ciências Sociais UEMS/Paranaíba, bolsista UEMS, jucimarlopes@hotmail.com;Sociologia urbana.

Jucimar Lopes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba

Ailton de Souza1 1Professor orientador do curso de Ciências Sociais UEMS/Paranaíba, ailtonsouza@uems.br; Sociologia urbana.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Lopes, J., Lopes, J., & Souza, A. de. (2014). QUESTÃO ECONÔMICA E CRIMINALIDADE ENTRE JOVENS NO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA MS: O PERFIL DOS INTERNOS DO ESTABELECIMENTO PENAL LOCAL. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2170

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS