Professores iniciantes e educação infantil: relatos sobre inclusão escolar
Resumo
De acordo com Mariano (2012), o início da docência é marcado por incertezas e descoberta. Este também é um processo em que o professor passa a se responsabilizar por seu desenvolvimento profissional. Essa fase ainda é mais marcante quando o professor se depara com alunos que possuem deficiência. De acordo com Mendes (2010) a formação de professores especializados em Educação Especial enfrenta sérios desafios em nosso país, decorrentes tanto do contexto problemático das reformas propostas para a formação de professores em geral, quanto da própria história dessa área específica. Assim, esse trabalho teve como objetivo analisar os relatos e vivências dos professores iniciantes da educação infantil acerca da sua atuação com crianças com deficiência, bem como compreender como se deu seu processo formativo e quais as práticas pedagógicas adotadas em seu trabalho docente. Para tanto, foram analisadas narrativas de um grupo de 20 professores iniciantes que atuam na educação infantil e que participam da pesquisa “Diálogos e acompanhamento: itinerários para a formação de professores iniciantes no Estado de Mato Grosso do Sul”. Concluiu-se que a maioria destes professores e acadêmicos possui poucas experiências com crianças com deficiência. Muitos relatos tiveram a mesma linha de resposta, mudando apenas quando se tratava das narrativas dos acadêmicos, nas quais se evidenciava certo conhecimento relativo à edeucação especial. A maior dificuldade deste professor iniciante é colocar em prática o que se estuda na sua formação inicial e ou continuada. Muitos professores iniciantes que participaram da pesquisa demonstraram interesse em realizar formação continuada nessa área.
Palavras-chave: Formação inicial; educação especial; narrativas.