PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL BIODEGRADÁVEL A PARTIR DE PLANTAS OLEAGINOSAS

Autores

  • Victor Belinski Liuti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O Brasil é considerado um dos países mais propícios à exploração da biomassa para fins energéticos. Uma das formas de aproveitamento desta biomassa é para a produção de biodiesel, sendo este uma boa alternativa para substituição gradual do diesel, que é um combustível fóssil não renovável. Este trabalho tem por objetivo a produção de biodiesel de óleo de soja e mistura de óleo de soja com óleo de Crambe abyssinica.  O biodiesel foi preparado pela via metílica, a reação foi catalisada com hidróxido de sódio. Foi produzido biodiesel de óleo de soja puro e de Crambe abyssinica. Os ésteres metílicos foram caracterizados via cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). Os rendimentos dos biodieseis de soja e cambreforam  de 84% e 85%, respectivamente. Os componentes majoritários do biodiesel do óleo de soja são os ésteres metílico do ácido linoleico (56,1%) e do ácido linolênico (8,9%). Os componentes majoritários do biodiesel de óleo de crambe são o ésteres metílico dos ácidos erucico (57,9%) e oleico (17,3%). Estes dados estão de acordo com a literatura.

Biografia do Autor

Victor Belinski Liuti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

  PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL BIODEGRADÁVEL A PARTIR DE PLANTAS OLEAGINOSAS   Victor Liuti Belinski de Holanda(IC)1, Claudia A. Lima Cardoso (PQ)2, Elina Bastos Caramão (PQ)3 , Jonas da Silva Mota(PQ)4   1Estudante Bolsista do Curso de Química Industrial da UEMS/ Dourados; E-mail: vlbdeh@hotmail.com 2Professora do Curso de Química da UEMS//Dourados;  E-mail: claudia@uems.br 3Professora do IQ - Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre- RS; E-mail: elina@ufgrs.br 4Professor do Curso de Química da UEMS/Dourados; E-mail: Jonas@uems.br   Ciências Exatas e da Terra/Química Orgânica/ Química de Produtos Naturais   Resumo   O Brasil é considerado um dos países mais propícios à exploração da biomassa para fins energéticos. Uma das formas de aproveitamento desta biomassa é para a produção de biodiesel, sendo este uma boa alternativa para substituição gradual do diesel, que é um combustível fóssil não renovável. Este trabalho tem por objetivo a produção de biodiesel de óleo de soja e mistura de óleo de soja com óleo de Crambe abyssinica.  O biodiesel foi preparado pela via metílica, a reação foi catalisada com hidróxido de sódio. Foi produzido biodiesel de óleo de soja puro e de Crambe abyssinica. Os ésteres metílicos foram caracterizados via cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). Os rendimentos dos biodieseis de soja e cambre foram  de 84% e 85%, respectivamente. Os componentes majoritários do biodiesel do óleo de soja são os ésteres metílico do ácido linoleico (56,1%) e do ácido linolênico (8,9%). Os componentes majoritários do biodiesel de óleo de crambe são o ésteres metílico dos ácidos erucico (57,9%) e oleico (17,3%). Estes dados estão de acordo com a literatura.   Agradecimentos               Agradeço ao professor orientador Jonas da Silva Mota, ao professor Alessandro Minillo, a toda coordenação do Programa de Formação de Recursos Humanos – PFRH e principalmente a Petrobras, por me conceder a oportunidade de participar desse grande projeto de pesquisa.   Palavras-chave: Biodiesel, Óleo e Crambe. 

Downloads

Publicado

2014-05-05

Como Citar

Liuti, V. B. (2014). PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL BIODEGRADÁVEL A PARTIR DE PLANTAS OLEAGINOSAS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2161

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA