POESIA E RESISTÊNCIA NAS OBRAS:”EL LIBRO DE LOS ABRAZOS”, “MUJERES” E “LOS HIJOS DE LOS DÍAS” DE EDUARDO GALEANO.
Resumo
Embora nos tempos atuais, a literatura genuinamente dita, tenha perdido espaço, ela ainda é uma ferramenta indispensável no processo de compreensão humana, isso, considerando os traços sociais e históricos nela existente. Tal aspecto tem por objetivo provocar no leitor um enfrentamento que possa despertar uma reflexão profunda, que culmina numa compreensão, por vezes sofrida e perturbadora, mas, sobretudo humana, da realidade que o rodeia.
Exilado de seu país em decorrência da ditadura militar, o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Hughes Galeano, traz em suas obras elementos referentes a fatos reais e ficcionais, que nos remetem a uma tensão social. Seus textos apresentam entre outros aspectos, críticas ao sistema capitalista, imposto pelos países denominados desenvolvidos, a subjugação dos direitos humanos e o repúdio sofrido principalmente pelos países da América Latina.
Esta pesquisa, tendo como norte teórico a Teoria Crítica, pensamento desenvolvido pelo aporte do marxismo e das humanidades, através de leituras e comparações, procura analisar como o autor, através de seus escritos, estabelece diálogo com a poética brasileira contemporânea, ressaltando que, parte desta apresenta aspectos de negatividade e resistência condizentes com as obras em estudo. Em fase de fechamento, a pesquisa, além de culminar na publicação de um artigo em uma revista da área, resultou no desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso.
Palavras-chave: diálogo; contemporânea; poética.