PLANEJAMENTO DE CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES VEGETAIS ARBÓREAS EM UMA PROPRIEDADE RURAL EM GLÓRIA DE DOURADOS-MS

Autores

  • leandro.Cleberton oliveira.c miranda.Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

RESUMO 

É de suma importância a compreensão da necessidade de reservas legais, unidades de conservação, áreas de preservação permanente (APP’s), estas sendo composta por maciços vegetais. A diversidade de um contexto geral é fundamental para toda sociedade.  Porém, ao longo dos anos tem havido perdas desta diversidade de espécies em comunidades tradicionais, principalmente aos recursos fitogenéticos em virtude da ocorrência frequente de degradação ambiental de origem antrópica, assim é necessário desenvolvimento de estratégias de conservação destes recursos, tais como a ex situ e a in situ, que por sua vez contribuem nos serviços socioeconômicos e ecológicos. . Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar um planejamento de conservação para espécies vegetais arbóreas encontradas em uma propriedade rural no município de Glória de Dourados - MS. A metodologia utilizada foi embasada em uma contextualização com o produtor rural, seguido de entrevistas e caminhadas por toda a propriedade. As espécies vegetais encontradas na propriedade estavam isoladamente, caracterizando uma perda de diversidade e degradação do habitat natural. As espécies arbóreas encontradas foram o Ipê roxo (Tabebuia heptaphylla), farinha seca (Albizia niopoides), Jatobá (Hymenaea courbaril L.).  Para essas espécies arbóreas, as estratégias mais viáveis seriam o sistema de conservação ex situ, ou seja, coleta de sementes dessas e posterior formação de mudas para recuperação de áreas degradadas. E, por fim, realizar um trabalho de formação de reserva legal na propriedade, caracterizando a conservação in situ. Diante dessas observações, é necessária aplicação de manejos e técnicas que possam contribuir na conservação dos recursos fitogenéticos. 

Palavras-chave: Conservação in situ e ex situ. Diversidade. Recursos fitogenéticos. 

Biografia do Autor

leandro.Cleberton oliveira.c miranda.Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Leandro O. miranda nascido em 1 de setembro ano de 1992 em Bonito-ms, Inicio da graduação no ano se 2013 na cidade de Dourados-MS no cursando segundo semestre de ciências biológicas turma de 2013 a 2016.Cleberton C. Santos nascido em 26 de agosto de 1993 em Glória de Dourados, inicio graduação no ano de 2010 na cidade de Glória de Dourados, cursando o ultimo semestre de Tecnologia em Agroecologia turma de 2010 a 2013.

Downloads

Publicado

2014-04-25

Como Citar

miranda.Santos, leandro.Cleberton oliveira.c. (2014). PLANEJAMENTO DE CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES VEGETAIS ARBÓREAS EM UMA PROPRIEDADE RURAL EM GLÓRIA DE DOURADOS-MS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2151

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE