O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: QUAIS OS IMPACTOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?

Autores

  • Erivânia Oliveira De Paula UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. - Unidade Universitária de Campo Grande.

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no período de Julho de 2012 à Julho de 2013, teve como incumbência analisar as propostas implantadas pelas políticas públicas de Formação de Professores, tendo como objeto a proposta do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR implantado no estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi analisar os impactos gerados pelos cursos de formação de professores dos cursos de licenciatura do PARFOR, oferecido em parceria com as Instituições de Ensino Superior Pública de MS, ao mesmo tempo em que se buscou verificar se os entes federados tiveram uma colaboração efetiva no desenvolvimento desta política pública. Os instrumentos utilizados para a coleta e análise de dados foram os documentos oficiais que subsidiaram as instituições federais, estaduais e municipais no delineamento dessas propostas de valorização e formação de professores, com destaques para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR. 2009), Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE. 2007), Plano Nacional de Educação (PNE. 2010) e embasamento teórico com autores que versam sobre políticas educacionais(Gramsci, 1982; 2003; Scaff, 2011; Saviani, 2009), formação de professores (Gatti, 2003; Brzezinski, 2009; Catanante, 2009) e qualidade na educação (Dias & André,2009;Azanha,2004). A conclusão a que se chegou foi que os municípios e estado pouco contribuíram para a efetivação dessa política e que o profissional da educação básica obteve conquistas concretas para a sua formação, porém estas conquistas ainda não repercutem numa melhor qualidade da educação.

Biografia do Autor

Erivânia Oliveira De Paula, UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. - Unidade Universitária de Campo Grande.

Graduanda do 3º ano de Letra/Espanhol e do 2º ano de Letras/ Bacharelado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade Campo Grande

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

De Paula, E. O. (2014). O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: QUAIS OS IMPACTOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2143

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS