O JORNAL IMPRESSO NA EDUCAÇÃO: USOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Cleyton Lutz UFGD

Resumo

O jornal impresso é um dos meios de comunicação mais tradicionais na educação, sendo utilizado como objeto de estudo e ferramenta pedagógica. A partir da importância que as mídias assumem atualmente – se fazendo presentes em todas as esferas sociais, servindo como fonte de informação e entretenimento, além de pautar os assuntos cotidianos – é importante analisar o uso dos impressos na escola, bem como suas perspectivas com a difusão da internet e da proposta da integração das mídias na prática pedagógica. A pesquisa, que se encontra em andamento, se concentra em uma discussão teórica sobre o uso do jornal impresso na educação, com base em trabalhos que tratem da relação entre mídias e ensino, da utilização dos impressos na escola, dos benefícios da produção de jornais escolares, da difusão das mídias interativas e da integração dos meios de comunicação na educação, além da importância dos jornais para a construção do conhecimento histórico e da cidadania. Os impressos são abordados sob dois aspectos: as publicações como fonte de leitura-informação para as aulas e a criação de informativos escolares, destacando as possibilidades e benefícios da leitura para os estudantes, além das vantagens da produção de informativos escolares para alunos, professores, pais e comunidade em geral. Em um momento em que se questiona o futuro do jornalismo impresso como um todo, com o fechamento de publicações tradicionais no Brasil, se faz necessário também analisar a possibilidade de integrar os impressos às demais mídias, que caminham rumo à interatividade e convergência, influenciando principalmente os adolescentes.  

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Publicado

2014-04-25

Como Citar

Lutz, C. (2014). O JORNAL IMPRESSO NA EDUCAÇÃO: USOS E PERSPECTIVAS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2142

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS