O incentivo à leitura por meio das histórias em quadrinhos
Resumo
A leitura é uma das melhores formas de construção da cidadania. Por meio dela as pessoas conhecem seus direitos, seus deveres enquanto cidadãos assim como desenvolvem senso crítico. Incentivá-la é um meio de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Contudo, existe no Brasil a cultura de aversão à leitura, levando os estudantes a somente procurar um livro quando obrigados pela escola ou professor. O resultado disto se reflete diretamente no desenvolvimento do aprendizado em sala de aula: os alunos que possuem esse hábito se saem melhor que aqueles que leem pouco ou simplesmente não leem. É neste cenário que surge a proposta de estudo do incentivo à leitura por meio das histórias em quadrinhos: mesmo na era digital, elas ainda exercem certo fascínio em públicos de diferentes idades. Seu uso, portanto, torna-se um meio valioso de mostrar aos alunos o prazer que existe no hábito de ler. Partindo disso a pesquisa possui como foco analisar o impacto dos gibis, como popularmente são conhecidas as HQs no Brasil, em sala de aula, pesquisar a respeito de leitores que começaram seu hábito de ler justamente com as histórias em quadrinhos e também a utilização delas como recurso didático-pedagógico.