O ENSINO DA SAÚDE DA MULHER EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Resumo
Devido a mudanças no âmbito da Saúde da Mulher, fez-se necessário a atuação de profissionais preparados para atender às reais necessidades desta população. Por este motivo foi preciso a criação de novas diretrizes para a formação em Enfermagem, que atendesse esta nova realidade. Neste estudo tem-se por objetivos analisar as concepções teóricas e práticas dos docentes responsáveis por ministrar a disciplina de Saúde da Mulher no curso de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e os sujeitos da pesquisa, foram docentes de um curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade pública que ministram disciplinas relacionadas a Saúde da Mulher. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com um roteiro semi-estruturado e para a análise dos dados utilizou-se o referencial das Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação em Enfermagem e as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde para a área da Saúde da Mulher. Com as informações obtidas estabeleceram-se os eixos temáticos: Caracterizando os docentes; Trajetórias escolares; Motivação e trajetória profissional; Docência no Ensino de Saúde da Mulher. Com os dados obtidos pode-se observar que os docentes da disciplina de Saúde da Mulher consideram a vivência na prática importante, porém mesmo assim buscaram se instrumentalizar para a atuação na docência, pois consideram importante conhecer as formas pedagógicas para a atuação na mesma, e apesar de terem sido formados nas Diretrizes Curriculares antigas vêem as novas Diretrizes como um facilitador para formação do profissional Enfermeiro.