NITROGÊNIO AMONIACAL E pH DE SUBSTRATOS DE BIODIGESTORES CONTÍNUOS OPERADOS COM DEJETOS DE AVES POEDEIRAS E CORRETIVOS DE ACIDEZ.

Autores

  • Leide Daiana de Oliveira Arruda Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Willian rufino Andrade Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Fabiane Ortiz do Carmo Gomes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Jessica Evangelista de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cristiane de Almeida Neves Xavier Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Objetivou-se monitorar os parâmetros de nitrogênio amoniacal e pH em substratos de biodigestores operados com dejetos armazenados ou frescos de galinhas poedeiras e diferentes corretivos de acidez. Foram abastecidos seis biodigestores contínuos que receberam substratos contendo dejetos (armazenados ou frescos) + água + corretivo (sem corretivo ou controle, cinza de caldeira ou bicarbonato de sódio). A análise de variância foi em blocos casualizados em esquema fatorial (dois dejetos e três corretivos), na qual as semanas foram consideradas como blocos. As concentrações de nitrogênio amoniacal dos afluentes de todos os tratamentos foram menores que 400 mg/L. Houve um aumento nas concentrações de nitrogênio amoniacal para todos os efluentes de todos os tratamentos, com níveis acima do recomendado (até 1.000 mg/L), variando de 1.398 a 2.026 mg/L, com exceção dos substratos contendo dejetos armazenados (controle) que se manteve na faixa recomendada, com 828 mg/L. Os diferentes corretivos não influenciaram os teores de nitrogênio amoniacal. Apesar do pH dos afluentes terem se apresentado acima do limite recomendado, o pH dos efluentes de todos os tratamentos, estiveram em faixa ótima para o desenvolvimento de microrganismos da digestão anaeróbia. Houve efeito do tipo de dejeto e do tipo de corretivo sobre o pH dos substratos. Dejetos armazenados e o corretivo bicarbonato de sódio proporcionaram maior pH nos efluentes, com médias de 7,73 e 7,69; respectivamente. A digestão anaeróbia de dejetos armazenados ou frescos com bicarbonato de sódio ou cinza de caldeira pode ser limitada pelo teor de nitrogênio amoniacal.

Palavras-chave: Bicarbonato de sódio; cinza de caldeira; dejeto armazenado; dejeto fresco.

Downloads

Publicado

2014-05-12

Como Citar

de Oliveira Arruda, L. D., Andrade, W. rufino, Gomes, F. O. do C., Souza, J. E. de, & Xavier, C. de A. N. (2014). NITROGÊNIO AMONIACAL E pH DE SUBSTRATOS DE BIODIGESTORES CONTÍNUOS OPERADOS COM DEJETOS DE AVES POEDEIRAS E CORRETIVOS DE ACIDEZ. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2136

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS