MULHERES: da visitação à condenação

Autores

  • Ana Carolina Medeiros Costa Paula Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A família é o elo fundamental para o desenvolvimento social, e o encarceramento rompe a convivência constante, tornando frágil e por vezes inexistente a relação familiar, que se sustentará apenas via visitação, em que pese, principalmente, à mulher, submeter-se a tratamento que pode ser denominado vexatório, e que atenta contra a dignidade humana, resguardada pela Constituição Federal. Logo, o presente trabalho analisou as condições da mulher que, com a condenação ou prisão provisória de seus entes “queridos”, passa por uma situação constrangedora – a revista íntima – para que realize a visita social e/ou íntima. E mesmo sabendo dos procedimentos que serão expostas, às vezes, tentam ou consumam a ação de adentrar nos presídios com substâncias tóxicas e/ou aparelhos celulares, rádio ou similares, fato que ocorre em desacordo com as normas administrativas, sendo autuadas em flagrante delito por tráfico de drogas ou favorecimento real. Este projeto desenvolveu-se via pesquisa de campo no Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar), na delegacia de polícia (DelPol) local e no Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã, objetivando conhecer os métodos de revistas realizados no EPPar, visitar a DelPol, pois estas mulheres presas em flagrante ficam provisoriamente até serem transferidas para um dos presídios estaduais, onde cumprirão a pena provisória ou definitiva, dependendo da situação processual em que se encontram. Além da pesquisa in loco, houve também a bibliográfica. Assim, como conclusão tem-se o sentimento de culpa, o amor pela prole ou companheiro (entenda-se cônjuge ou convivente) e até mesmo a necessidade de se auferir dinheiro fácil.

Biografia do Autor

Ana Carolina Medeiros Costa Paula, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Estudante do quinto ano (matutino) do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

Downloads

Publicado

2014-05-08

Como Citar

Costa Paula, A. C. M. (2014). MULHERES: da visitação à condenação. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2131

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS