MULHER NEGRA: PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES VIVIDAS NA TRAJETÓRIA ESCOLAR
Resumo
Este trabalho intitulado “Mulher negra: preconceitos e discriminações vividas na trajetória escolar” foi desenvolvido em 2013 como quesito obrigatório para a conclusão do curso de Pedagogia Licenciatura, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Unidade de Dourados, justificando-se pelo interesse em investigar determinadas ações advindas dos preconceitos e injustiças sociais praticadas contra a mulher negra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, a partir de uma história de vida, numa abordagem qualitativa, tendo como público-alvo uma mulher negra, professora, formada em Pedagogia, na cidade de Nova Andradina/MS e sem vínculo empregatício na época da pesquisa, atualmente com atividade temporária na área de educação no município de Dourados-MS, onde reside nos últimos dois anos. Assim, o objetivo desse estudo foi investigar, do ponto de vista da professora entrevistada, como as práticas discriminatórias em relação à raça e cor são disseminadas no interior das instituições educacionais, e a forma como os profissionais da educação lidam com a situação. O estudo possibilitou a constatação de que, para a verdadeira igualdade racial, é preciso que a escola abrace de vez a sua função que é de educar e perceber que as dificuldades não estão no aluno ou na aluna por ser negro ou negra e pobre, e, sim nas práticas exercidas no cotidiano da realidade escolar, o que inclui metodologias, materiais pedagógicos e livros didáticos.
Palavras-chave: Racismo. Mulher Negra. Trajetória Escolar.