Modelagem do Sistema Agroindustrial de heveicultura no Mato Grosso do Sul, visando identificar parâmetros de rastreabilidade e qualidade – no complexo da borracha.

Autores

  • Thais Santos Santos Dias Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - Unidade de Cassilândia

Resumo

O Estado do Mato Grosso do Sul é um dos que mais está plantado seringueira e a expectativa é que seja um dos maiores produtores do país. Praticamente toda sua area é propicia ao cultivo de seringueira, principalmente a região leste, por conta do clima, solo e principalmente pela sua localização que fica próxima ao Estado de São Paulo. O projeto objetivou-se estudar a cadeia produtiva da seringueira, analisando seu custo desde sua implantação até a extração da borracha, mostrando seu custo-benefício para o produtor e o crescimento das áreas plantadas no Estado de Mato Grosso do Sul. Devido a importância da cultura o projeto foi conduzido na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, na Unidade de Cassilândia, sendo que a metodologia utilizada para a consecução do presente trabalho compreendeu a revisão da bibliografia existente (revisão de literatura secundária, livros, artigos e trabalhos científicos). A coleta de dados foi realizada por meio de dados primários e secundários que foram levantados em entrevistas com executivos, pesquisadores, instituições governamentais e organizações setoriais dos diferentes elos do sistema agroindustrial.Conclui-se que cultivo da seringueira no Estado de Mato Grosso do Sul tem crescido por ter um grande potencial e é uma boa auternativa de renda por ter um bom mercado, mas ainda à uma certa resistencia por o Estado ser tradicionalmente pecuário.

Palavras-Chave: Cadeia produtiva, índices, troca de informações.

 

 

 

Downloads

Publicado

2014-05-07

Como Citar

Santos Dias, T. S. (2014). Modelagem do Sistema Agroindustrial de heveicultura no Mato Grosso do Sul, visando identificar parâmetros de rastreabilidade e qualidade – no complexo da borracha. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2125

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS