Mito, história e literatura em Wagner: O Anel do Nibelungo

Autores

  • Wanderson Fernandes Fonseca

Resumo

O Anel do Nibelungo, também tratado como tetralogia, consiste em um ciclo de quatro libretos de óperas adaptadas dos personagens mitológicos das sagas nórdicas e do poema épico medieval A Canção dos Nibelungos. O compositor retoma e re-significa todo um conteúdo mítico enraizado nas origens do povo germânico, dentro do movimento romântico-nacionalista que firma no século XIX o estabelecimento da burguesia na história. Esse movimento busca, por meio do resgate da cultura e da mitologia de cada povo, formar e consolidar o sentimento de nacionalidade das nações européias. O drama tem como tema principal a busca pelo anel que representa o poder, sendo que este anel passa pelas mãos de deuses, anões, homens e gigantes. O objetivo deste trabalho é captar nesta obra de Wagner os elementos míticos, históricos e literários presentes no drama e que permitem inserí-lo nesse movimento Romântico-nacionalista.

Biografia do Autor

Wanderson Fernandes Fonseca

Acadêmico do curso de licenciatura em Letras Port./ Ing. e do curso de bacharelado em letras com ênfase em literatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Músico na Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. Experiência nas áreas de Letras e de Música, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história, mito, poesia e o anel do nibelungo. 

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Fonseca, W. F. (2014). Mito, história e literatura em Wagner: O Anel do Nibelungo. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2124

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES