INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO E SUA RELAÇÃO EDUCATIVA: estudo dos manuais de Geografia no ensino fundamental – As orientações Sexuais

Autores

  • Leticia Recalde Costa UEMS

Resumo

A sexualidade é tema atual que não é mais considerada apenas como um problema de saúde pública, a escola tem papel privilegiado na implantação de políticas públicas educacionais que gerem o desenvolvimento sexual da criança em todas as dimensões da vida humana. Neste sentido, a pesquisa tem como proposta fazer um estudo de caráter histórico sobre os manuais didáticos, em específicos, no que tange o trabalho do professor de Geografia, concernente ao instrumento didático na relação educativa proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – com o tema transversal Orientação Sexual no ensino de Geografia. Sustentarei a abordagem teórico-metodológico, nas obras de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) e daqueles, como Gilberto Luis Alves realiza investigações pelo método da Ciência da História, consubstanciando a sociedade capitalista como totalidade. Dessa forma, o trabalho incide sobre o processo de produção material da escola moderna a partir de Coménio (1592-1670), com o intuito de elucidar teoricamente a gênese dos instrumentos de trabalho didático do professor e, sobretudo, a função do manual didático na garantia ou não da transmissão do conhecimento. Contribuindo assim, para melhor compreender o domínio do manual didático no interior da escola moderna, sua simplificação e suas consequências para o trabalhado docente.

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Publicado

2014-04-23

Como Citar

Costa, L. R. (2014). INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO E SUA RELAÇÃO EDUCATIVA: estudo dos manuais de Geografia no ensino fundamental – As orientações Sexuais. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2114

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS