INFÂNCIA E EDUCAÇÃO RETRATADAS EM CAMPO GRANDE (1960-2000)

Autores

  • Larissa Cristina Brandão Cardoso Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Vera Lúcia Guerra Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Pesquisa realizada com o intuito de conhecer as imagens de criança, infância e educação adotadas em Campo Grande (antigo MT e atual MS), através da reunião e analise de fotografias produzidas/registradas por amadores e profissionais nas últimas décadas do século XX. Pesquisa exploratória de cunho qualitativo, composta por pesquisa bibliográfica e documental com uso de fontes primárias e secundárias. Os dados bibliográficos coletados e analisados revelam que: a infância constitui-se de uma construção social e não um conceito fixo em todo o mundo, a fotografia não é uma cópia do real, ela guarda informações sobre a materialidade do documento e do tempo vivido ou idealizado; a imagem retratada pelo fotografo é influenciada pelas convenções sociais de sua época e contribui na produção e divulgação de imagem adotada por um determinado grupo. As fotografias analisadas revelam a preocupação maior dos adultos mantenedores das instituições educativas e espaços de lazer em demonstrar o que oferecem à criança, e não a criança que age nos espaços pensados para ela. Os registros de família e do fotógrafo/jornalista apresentam a criança pelo que tem e pelo que não tem, ou seja, pelos direitos garantidos ou não pelo adulto.

Publicado

2014-03-10

Como Citar

Brandão Cardoso, L. C., & Guerra, V. L. (2014). INFÂNCIA E EDUCAÇÃO RETRATADAS EM CAMPO GRANDE (1960-2000). ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2106

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS