INDISCIPLINA ESCOLAR E VIOLÊNCIA

Autores

  • NÚBIA PIRES LIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PARANAÍBA (UEMS)

Resumo

Atualmente observa-se um aumento nos casos de violência, ou pelo menos, uma maior visibilidade social do fenômeno, já que os meios de comunicação têm dado destaque aos casos de violência ocorridos na sociedade, e em especial, àqueles ocorridos no meio escolar. O efeito da violência tem refletido no contexto escolar como um complicador do trabalho pedagógico. Assim, este trabalho objetivou compreender as causas que geram o aparecimento da indisciplina e da violência na escola, analisando quais são as precauções e atitudes adotadas pelos professores e pela organização escolar frente a esses problemas. O estudo foi desenvolvido na perspectiva da pesquisa básica, de cunho qualitativa e com a captação de dados da realidade. Realizamos a revisão da literatura para melhor compreensão do assunto e aplicamos um questionário aos professores e alunos de uma escola pública para captar as causas geradoras da indisciplina e da violência na escola. Documentalmente analisamos os registros de ocorrências e dos procedimentos adotados para a resolução do problema, identificando em que concepção teórica se baseia as decisões tomadas, assim como, o Projeto Pedagógico e o Regulamento Interno para perceber a organização escolar e as ações da comunidade. Assim, compreendemos o espaço escolar e percebemos a necessidade dos profissionais da escola refletir sobre a organização escolar, o relacionamento interpessoal e o trabalho didático pedagógico desenvolvido na escola na busca da minimização da indisciplina e a violência na escola.

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Publicado

2014-04-25

Como Citar

LIMA, N. P. (2014). INDISCIPLINA ESCOLAR E VIOLÊNCIA. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2105

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS