Implantação da cultura de seringueira em consorciação com abacaxi no município de Cassilândia – MS.

Autores

  • César Augusto Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do sul-UEMS, Unidade Universitária de Cassilândia.

Resumo

Com o objetivo de estudar o desenvolvimento de plantas de seringueira aos 18 meses de idade, utilizando cobertura plástica da coroa (até os 24 meses após o plantio) e verificar o comportamento das plantas frente a diferentes doses de fósforo na adubação de plantio, foi avaliado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, UUC, no período de agosto a dezembro de 2012 um ensaio com plantas de seringueira Hevea brasiliensis, clone RRIM 600. Foi utilizado o delineamento em blocos ao acaso com 8 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos foram: 4 doses de P2O5 (0, 24, 48 e 96 g.cova-1) com e sem cobertura plástica. As características de desenvolvimento avaliadas das plantas foram: diâmetro do caule; número de lançamentos foliares e número de brotações. O fator dose foi o único a apresentar diferença significativa para o desenvolvimento das plantas, com incremento de diâmetro do porta-enxerto (77,14 mm), diâmetro do enxerto (44,52 mm) e DAP (34,71 mm), alcançados na dose de 48 g.cova-1 de P2O5. A cobertura plástica não influenciou no seu desenvolvimento e para doses de P2O5 foi obtida uma resposta quadrática em todas as características avaliadas, exceto para numero de lançamentos foliares. Conclui-se que, a adubação fosfatada de plantio, recomendada (300 g de superfosfato simples – 48 g de P2O5 por cova), proporcionou maiores incrementos para as plantas.

Biografia do Autor

César Augusto Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do sul-UEMS, Unidade Universitária de Cassilândia.

Fertilidade do solo; ciência do solo

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

dos Santos, C. A. R. (2014). Implantação da cultura de seringueira em consorciação com abacaxi no município de Cassilândia – MS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2102

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS