ENRAIZAMENTO DE FORRAGEIRAS CULTIVADAS COM EXTRATO DE TIRIRICA

Autores

  • Kassyo Sanches Falcão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Aquidauana

Resumo

O uso de tiririca (Cyperus rotundus) tem sido estudado na melhoria do enraizamento de plantas. Com esse trabalho objetivou-se estudar, em casa de vegetação, o desenvolvimento de duas braquiárias implantadas com extrato de tiririca e submetidas a estresse hídrico. Utilizou-se B. decumbens e B. humidicola, em experimentos independentes, regadas com o extrato de tiririca em três concentrações: zero, 50 e 100%. Avaliaram-se a parte aérea e raízes das plantas, com base na matéria seca. Foram realizadas três coletas em tempos diferentes, no período de cultivo (quando as plantas apresentaram média de três folhas, 14 e 28 dias depois). Na duas gramíneas observou-se efeito significativo (P<0,05) do uso do extrato de tiririca, expresso no aumento no desenvolvimento de parte aérea e raiz dessas espécies forrageiras.. Conclui-se, que o extrato de tiririca influenciou significativamente o desenvolvimento da Brachiaria decumbens e B.humidicola, melhorando o enraizamento de ambas.

 

Palavras-chave: Alagamento do solo, Cyperus rotundus; deficiência hídrica do solo, estresse hídrico; forragicultura e pastagens.

Downloads

Publicado

2014-05-16

Como Citar

Falcão, K. S. (2014). ENRAIZAMENTO DE FORRAGEIRAS CULTIVADAS COM EXTRATO DE TIRIRICA. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2053

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS