DISTINÇÕES ENTRE A PRÁXIS DO PROFESSOR E DO PROLETÁRIO À LUZ DA ONTOLOGIA DE GYORGY LUKÁCS

Autores

  • Roberto Ribeiro de Almeida UEMS/UNIESP
  • Priscila Aparecida Silva Cruz UEMS

Resumo

Em sua obra de maturidade, Lukács resgata uma concepção medular na teoria marxiana, que confere o trabalho como categoria fundante do ser social, de todas as formas de sociabilidade e que produz todo o conteúdo material da riqueza social. O presente texto que foi elaborado mediante pesquisa bibliográfica, aponta que o personagem que realiza esse intercâmbio orgânico com a natureza e socializando-a, é somente o proletariado, ao passo que as demais atividades, embora sejam essenciais à vida social, não podem ser consideradas como trabalho. Assim, enquanto o proletário se relaciona diretamente com a natureza visando produzir a riqueza social, utilizando de maquinários, o professor, por sua vez, se relaciona com pessoas objetivando transformar a personalidade de seus alunos (substância social), utilizando a socialização de conhecimentos e valores (burgueses ou não). O proletário trabalha sobre uma matéria sem consciência, mediada por ferramentas, enquanto o professor visa justamente, a consciência do aluno mediada pela cultura. Dessa forma, pode-se concluir que além das diferenças de perspectivas, funções sociais, métodos e instrumentos, se tais distinções forem desprezadas, levariam ao desaparecimento da própria atividade do educador.

Biografia do Autor

Roberto Ribeiro de Almeida, UEMS/UNIESP

Mestre em Filosofia pela PUC/SP (2012) - Possui graduação em Direito (2001). Atualmente é Advogado e professor convocado nas frentes de Filosofia do Direito e Sociologia da Educação na UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professor de Filosofia do Direito na UNIESP - em Ilha Solteira/SP. Pesquisa Direitos Humanos abordando a categoria trabalho em Karl Marx e György Lukács. 

Downloads

Publicado

2014-03-15

Como Citar

de Almeida, R. R., & Cruz, P. A. S. (2014). DISTINÇÕES ENTRE A PRÁXIS DO PROFESSOR E DO PROLETÁRIO À LUZ DA ONTOLOGIA DE GYORGY LUKÁCS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2040

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS