AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE MICROALGAS EM FOTOBIORREATORES COM MEIO SINTÉTICO

Autores

  • Helene Mitsue Komori Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Resumo

A preocupação da humanidade em relação ao meio ambiente promoveu um desenvolvimento de novas tecnologias para a substituição de combustíveis de origem fóssil. A busca de novas fontes de energia desenvolveu pesquisas na área de biocombustíveis, onde o biodiesel se destaca. Dentre uma das possíveis fontes na obtenção do biodiesel está o uso de microalgas como matriz. As microalgas são microrganismos procarióticos ou eucarióticos fotossintéticos que convertem a energia solar, a água e o dióxido de carbono em biomassa. Uma das grandes vantagens no cultivo de microalgas é o seu fácil cultivo, o rápido crescimento sem muitos cuidados, remoção de dióxido de carbono de gases industriais e a produção de biomassa a partir de luz e nutrientes simples. O presente trabalho teve como objetivo produzir e avaliar o cultivo de microalgas da região da Grande Dourados com potencial para extração de óleos para produção de biodiesel. Visando a produção de biomassa, os cultivos foram conduzidos em fotobiorreatores fechados em meio sintético, onde foram realizados os ensaios das espécies de microalgas: Clorella sp., Coelastrum sp., Pseudokirchneriella subcaptata, Scenedesmus acuminatus, e Scenedesmus spinosus, que foram mantidas em condições controladas de luz, temperatura, pH e nutrientes para avaliação do crescimento e da produção de biomassa. A partir destes ensaios, realizou-se o cultivo dessas microalgas em escala de bancada através de fotobiorreatores fechados em frascos tipo Carboy (9 L) para avaliação de condições favoráveis para crescimento e produção de biomassa em larga escala.

Palavras-chave: Microalgas; cultivo, biomassa, biodiesel.

Biografia do Autor

Helene Mitsue Komori, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), com interesse em atuar nas áreas de Gerenciamento de Resíduos, Ecologia, Produção de Biodiesel, e Análise Ambiental.

Downloads

Publicado

2014-04-25

Como Citar

Komori, H. M. (2014). AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE MICROALGAS EM FOTOBIORREATORES COM MEIO SINTÉTICO. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2036

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE