DIETA NATURAL DO PACU, Piaractus mesopotamicus HOLMBERG, 1877 (OSTEICHTHYES, CHARACIDAE), RELACIONADA À FITOFISIONOMIA DO RIO NEGRO, PANTANAL – MS.

Autores

  • Daiane Marcelino Cabral da Silva UEMS

Resumo

A alimentação é um dos mais importantes aspectos da bionomia das espécies. Fatores como fecundidade, velocidade de crescimento, longevidade e mortalidade estão diretamente ligadas à quantidade e qualidade do alimento ingerido. As coletas foram realizadas bimestralmente entre outubro de 2005 e agosto de 2008, em um trecho do rio Negro, na porção central do Pantanal, MS. Os indivíduos foram identificados conforme BRITISKI (2007) e a cada estômago foi atribuído um grau de repleção (Gr) conforme Santos (1978). O período de coleta de dados contemplou três estações de cheia, intercaladas por períodos de seca. Nas estações de cheia foram coletadas mais fêmeas e nas de seca mais machos. Durante a cheia o grau de repleção mais representativo foi o Gr 3, enquanto que na seca foi o Gr 2. Durante as estações de cheia o item alimentar de maior ocorrência foi frutos/sementes (88,89%), sendo insetos o de menor ocorrência (22,22%). Já durante as estações de seca os itens alimentares de maior ocorrência foram frutos/sementes e raízes (ambos com 59,62%), sendo o de menor importância restos animais n.i. (21,15%). Foi observado que Piaractus mesopotamicus é uma espécie onívora e pode-se perceber que a disponibilidade de recursos alimentares está diretamente relacionada com o ciclo hidrológico, pois a expansão do ambiente durante as estações de cheia é favorável ao aumento da disponibilidade dos recursos. A preservação da mata ciliar é de extrema importância, já que frutos/sementes foi o item mais importante na dieta da espécie tanto nas estações de cheia, quanto nas de seca.

Downloads

Publicado

2014-04-24

Como Citar

Silva, D. M. C. da. (2014). DIETA NATURAL DO PACU, Piaractus mesopotamicus HOLMBERG, 1877 (OSTEICHTHYES, CHARACIDAE), RELACIONADA À FITOFISIONOMIA DO RIO NEGRO, PANTANAL – MS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2035

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE