DETERMINAÇÃO DO LINURON EM PIMENTÃO UTILIZANDO VOLTAMETRIA DE ONDA QUADRADA E ELETRODO DE PASTA DE CARBONO MODIFICADO COM ZEÓLITA.

Autores

  • Linston Romão Siara UEMS
  • Gilberto José Arruda UEMS

Resumo

Herbicidas Feniluréia estão entre os herbicidas mais amplamente utilizados, o Linuron [3 - (3,4-diclorofenil)-1-metoxi-1-metilureia], é um herbicida que é amplamente utilizado na agricultura. As técnicas voltamétricas em combinação com uma grande variedade de eléctrodos, são geralmente mais simples, barato, rápido, sensível e seletivo que vem sendo utilizado na determinação de pesticidas em diversos extratos de vegetais. O objetivo deste trabalho foi determinar eletroanaliticamente o Linuron em amostra de pimentão utilizando voltametria de onda quadrada (SWV) e eletrodo de pasta de carbono modificado com zeólita (CPE-M). As medidas eletroquímicas foram realizadas em um Potenciostato/Galvanostato AUTOLAB PGSTAT-12. A célula eletroquímica utilizada nas medidas voltamétricas foi uma célula de vidro, com o CPE-M 56:18:26% (grafite:nujol:zeólita) como eletrodo de trabalho, eletrodo de fio de platina como eletrodo auxiliar e eletrodo de prata/cloreto de prata como referência em tampão BR a 0,2 mol L-1 em pH = 3. A solução de estoque foi preparada pela dissolução de quantidades conhecidas em 70:30 (água:acetonitrila) do padrão de Linuron da Riedel-deHaën® com pureza de 99,7%. A curva analítica foi obtida em um intervalo de concentração entre 22 a 156 ppb, R= 0.998, e LD= 9,3 ppb. Para avaliar a metodologia desenvolvida foi utilizado o método da curva onde foram adicionados 146,1; 74,5 e 37,6 ppb da solução padrão de Linuron em extrato de pimentão. A recuperação obtida foi de 146,1; 74,5 e 37,5 ppb, respectivamente, aproximadamente 100%. Mostrando que a metodologia desenvolvida pode ser utilizado para determinar o Linuron em amostras de pimentão.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Siara, L. R., & Arruda, G. J. (2014). DETERMINAÇÃO DO LINURON EM PIMENTÃO UTILIZANDO VOLTAMETRIA DE ONDA QUADRADA E ELETRODO DE PASTA DE CARBONO MODIFICADO COM ZEÓLITA. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2030

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA