DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Sesbania virgata (CAV.) PERS. (FABACEAE) EM MODELO DE RECOMPOSIÇÃO VEGETAL ENRIQUECIDO COM BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR INOCULADO.

Autores

  • sales sales nogueira Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

O sucesso de ações de restauração ambiental em alguns casos é depende da aplicação de métodos de enriquecimento de nutrientes no solo, tecnologias adotadas para este fim estão aquelas que se utilizam de plantas associadas a bactérias fixadoras de N2 atmosférico e a fungos micorrízicos. Este trabalho tem por objetivo verificar o desenvolvimento inicial de S. virgata, implantada em modelo de recomposição vegetal com e sem a utilização de bagaço de cana de açúcar em três parcelas experimentais, controle apenas com S. virgata, uma segunda com a leguminosa e bagaço de cana de açúcar e uma terceira contendo bagaço de cana com inoculante. As leguminosas foram plantadas em parcelas já implantadas na Reserva legal da UEMS Unidade, de Dourados-MS, as quais contêm mudas de diferentes espécies arbóreas nativas. Para tanto, foram produzidas mudas de S. virgata a partir de sementes, as mudas foram mantidas em sacos de polietileno contendo uma parte substrato agrícola com uma parte de esterco bovino curado para duas partes de solo na proporção 1:1:2, após um período de 60 dias estas mudas foram transferidas para a área que foi reflorestada. O diâmetro do colo foi o parâmetro de crescimento que melhor evidenciou a parcela P2 dos demais tratamentos. A inoculação do bagaço de cana de açúcar não afetou significativamente o desenvolvimento inicial das mudas de Sesbania virgata. Os dados gerados por este trabalho podem ser úteis para o entendimento da biologia de S. virgata bem como subsidio a outros projetos de restauração em áreas degradadas.

 

Palavras-chave: Cobertura vegetal, Leguminosa, resíduos, nativas.

Biografia do Autor

sales sales nogueira, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

`area: Botanica-fisiologia vegetal

Downloads

Publicado

2014-04-23

Como Citar

nogueira, sales sales. (2014). DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Sesbania virgata (CAV.) PERS. (FABACEAE) EM MODELO DE RECOMPOSIÇÃO VEGETAL ENRIQUECIDO COM BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR INOCULADO. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2028

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE