Correlação entre caracteres relacionados à produtividade em bananeira

Autores

  • Laís Mayara Melo Duré UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

A falta de variedades de bananeira com potencial agronômico para cultivos comerciais é um dos entraves na bananicultura brasileira. Uma das estratégias para solução deste problema é o desenvolvimento de cultivares através do melhoramento genético e de avaliações em áreas de produção. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo correlacionar os caracteres mensurados na colheita, no terceiro ciclo de produção, simultaneamente para seis genótipos de bananeira. O experimento foi conduzido durante o terceiro ciclo de produção na Unidade Demonstrativa de Fruticultura da UEMS em Aquidauana, localizada na Microbacia do Córrego Fundo, Serra de Maracajú. O experimento foi instalado no delineamento em blocos casualizados, com seis tratamentos, formados pelas cultivares Pakovan Ken, Thap Maeo, Tropical, Maravilha (FHIA 01), FHIA 02 e Grand Naine e seis repetições. Cada unidade experimental constituiu-se de quatro plantas, dispostas em duas fileiras. O experimento recebeu fileiras externas de bananeiras, com a função de bordadura. Consideraram-se simultaneamente todos os genótipos com base na correlação de Pearson. Nas correlações dos caracteres avaliados na colheita considerando todos os genótipos simultaneamente observou-se um comportamento padronizado, tendo relação direta, significativa e com valores de moderada a elevada amplitude entre o peso do cacho, que é o caráter que melhor expressa a produtividade e os demais descritores estudados, com exceção do comprimento do fruto. Entre as características com diferenças significativas associados a produtividade, algumas se destacam pela alta amplitude, como é o caso do peso de cacho, número de frutos por cacho e diâmetro de ráquis. As correlações entre os caracteres envolvendo os todos os genótipos foram predominantemente positivas e significativas. As correlações com melhor ajuste associadas à produtividade são peso do cacho, número de frutos por cacho e diâmetro da ráquis. Isto representa uma grande afinidade entre estes caracteres.

Biografia do Autor

Laís Mayara Melo Duré, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Graduanda em Engenharia Agronômica na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, colabora com projetos de pesquisa científica, na área de Mecanização Agrícola e Fruticultura. Possui experiência com frutíferas e forrageiras.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

Melo Duré, L. M. (2014). Correlação entre caracteres relacionados à produtividade em bananeira. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2012

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS