BANCO DE SEMENTES DO SOLO DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NO ECÓTONO CERRADO PANTANAL, EM AQUIDAUANA, MS.

Autores

  • Gabrielle Miguel Barbosa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.
  • Filipe Valadão Cacau Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.
  • Ubirajara Cordeiro Moreira Junior Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.
  • Karina Santos Falcão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Resumo

O banco de sementes do solo são populações de sementes viáveis que podem ser encontrado tanto na superfície do solo como nas camadas mais profundas e é definido como um sistema dinâmico, influenciado pelo balanço de entradas e saídas, que pode refletir na composição de uma área que sofreu perturbações e no potencial de regeneração de uma floresta. O conhecimento da distribuição, quantificação e qualificação do banco de sementes resulta em uma poderosa ferramenta para a conservação, manejo e recuperação de áreas degradadas, utilizando como fonte a regeneração natural. O presente trabalho avaliou o banco de sementes de um fragmento florestal por meio da contagem do número de plantas emergentes, hábito, grupo ecológico e, estimativas de parâmetros fitossociológicos. O material para estudo foi coletado na fazenda da UEMS, Aquidauana, em parcelas permanentes de 300 m² cada. No centro de cada paracela foram coletadas duas amostras retangulares de dimensões 15 cm x 10 cm e 5 cm de profundidade. As amostras foram transportadas para o viveiro sendo avaliadas aos 30, 60, 90 e 120 dias após a coleta do solo. Aos 120 dias após a implantação do experimento foram contabilizadas 184 plantas, deste total, 44,57% germinaram sob pleno sol e, 55,43% sob sombrite. As espécies de hábito herbáceo perfizeram 97,83% das plantas registradas. Dentre as espécies arbóreas, 50% foram classificadas como pioneiras e as demais como secundárias iniciais. Cecropia pachystachya e Peltophorum dubium, únicas espécies arbóreas registradas, apresentaram os menores Valores de Importância do Banco de Sementes (VIBS).

Biografia do Autor

Gabrielle Miguel Barbosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Acadêmico do Cursos de Engenharia Florestal (Bolsista PIBIC/UEMS/FUNDECT); UEMS, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Filipe Valadão Cacau, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Professor do Curso de Engenharia Florestal; UEMS, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Ubirajara Cordeiro Moreira Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal (Bolsista PETROBRAS/ UEMS); UEMS, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Karina Santos Falcão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal (Bolsista PETROBRAS/ UEMS); UEMS, Unidade Universitária de Aquidauana, MS.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

Barbosa, G. M., Cacau, F. V., Moreira Junior, U. C., & Falcão, K. S. (2014). BANCO DE SEMENTES DO SOLO DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NO ECÓTONO CERRADO PANTANAL, EM AQUIDAUANA, MS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1980

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)