“A POSSÍVEL DIFICULDADE DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS EM ENTENDER A LINGUAGEM DA ACADEMIA PARA TER UM BOM DESEMPENHO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CURSO DE PEDAGOGIA”

Autores

  • da Silva Gomes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS

Resumo

¹Thais da Silva Gomes

 

 Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, Unidade de Dourados.

Bolsista do PIBIC-UEMS.

thais_gomes52@hotmail.com

 

 

²Maria Gládis Sartori Proença

Professora Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, Unidade de Dourados.

gladis@uems.br

 

Área de Conhecimento: 7.0800.00-6 EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo verificar as possíveis dificuldades dos acadêmicos indígenas no curso de formação de professores, em específico no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e se os mesmos apresentam dificuldades no curso em relação à questão da linguagem dos textos e livros como também da expressão oral e escrita do professor do curso. A pesquisa tentou refletir sobre essa realidade do acadêmico indígena no curso de formação de professores a partir de dados coletados com os próprios acadêmicos, por meio de questionário para que pudéssemos chegar ao conhecimento se existe ou não dificuldade com a linguagem da academia e o que pode ser feito para resolver essa problemática. A metodologia utilizada para pesquisa foi quanto-qualitativa baseada na Teoria das Representações Sociais e na Análise de Conteúdo. Por meio das respostas dos acadêmicos indígenas foi possível verificar que existem dificuldades com a linguagem do branco pelos indígenas e em especial a linguagem da academia, tanto em relação aos textos para estudo quanto à linguagem expressada pelo docente do curso. O estudo evidencia a necessidade de reflexão mais aprofundada sobre essa questão na universidade e de diálogo entre professores e acadêmicos indígenas para possíveis soluções que possam auxiliar esses acadêmicos (as) a superarem essas dificuldades para permanecerem no curso e evidenciarem melhor desempenho e qualidade na sua formação.

Palavras-Chave: Pesquisa. Dados. Evidências. Realidade. Fatores. Diálogo.

Publicado

2014-04-23

Como Citar

Gomes, da S. (2014). “A POSSÍVEL DIFICULDADE DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS EM ENTENDER A LINGUAGEM DA ACADEMIA PARA TER UM BOM DESEMPENHO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CURSO DE PEDAGOGIA”. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1974

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS