AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO ELETROQUÍMICA DA TRIFLURALINA SOBRE A SUPERFÍCIE DE ELETRODOS DE PASTA DE CARBONO MODIFICADO COM ÓXIDO DE ZIRCÔNIO.

Autores

  • Allyne Moreira Santos UEMS
  • Gilberto José Arruda UEMS

Resumo

A trifluralina vem sendo usada na agricultura desde 1963, é um herbicida pertencente ao grupo das dinitroanilinas. As técnicas eletroquímicas surgiram como uma ferramenta importante para análise de pesticidas devido a utilização de aparelhos simples, precisos e de custo acessível. O objetivo deste trabalho foi avaliar eletroquimicamente a redução da trifluralina utilizando eletrodo de pasta de carbono sem modificação (CPE) e modificado com óxido de zircônio- ZrO2 (CPE-M) e voltametria de onda quadrada (SWV). As medidas eletroquímicas foram realizadas em um Potenciostato/Galvanostato AUTOLAB PGSTAT. Utilizou-se um pHmetro para as medidas e ajuste de pH. A célula eletroquímica utilizada foi uma célula de vidro de compartimento único com três eletrodos: eletrodo de fio de platina como eletrodo auxiliar, eletrodo de prata/cloreto de prata (Ag/AgCl) como referência e eletrodo de pasta de carbono (CPE-M, grafite 68,5% e nujol 31,5% com 0,250g ZrO2) e sem modificação (CPE, grafite 68,5% e nujol 31,5%) como eletrodos de trabalho. Os eletrólitos de suporte utilizados são: BR (pH 6,0), H2SO4  (pH 2,0) e NaOH (pH 12,0), ambos em concentração de 0,02 mol L-1. A solução estoque de trifluralina foi preparada através da diluição do padrão analítico (Sigma-Aldric) com 99,1% de pureza em etanol absoluto (99,8%). Observa-se o a presença de dois picos de redução (Ep1= - 0,3 V e Ep 2 = -0,03 V) em H2SO4 e em tampão BR (Ep1= - 0,3 V e Ep 2 = -0,05V) e um pico em NaOH (Ep = -1 V) para o CPE. Obteve-se resultados semelhantes utilizando CPE-M.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Santos, A. M., & Arruda, G. J. (2014). AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO ELETROQUÍMICA DA TRIFLURALINA SOBRE A SUPERFÍCIE DE ELETRODOS DE PASTA DE CARBONO MODIFICADO COM ÓXIDO DE ZIRCÔNIO. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1957

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA