ANUÊNCIA DOS CÔNJUGES E DA COMPANHEIRA PARA REALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS: ANÁLISE DO ARTIGO 1.647 DO CÓDIGO CIVIL DE 2002

Autores

  • Paula Lemos Paula UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Léia Comar Riva Universidade Estadual De Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba

Resumo

RESUMO

A família, enquanto uma das instituições mais importantes do direito privado, ao longo do tempo, tem sofrido muitas transformações. A Constituição Federal brasileira de 1988 (art. 226 e seus parágrafos) prevê a família e as entidades familiares estabelecidas pelo casamento, pela união estável e pela monoparentalidade. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo averiguar os efeitos e o alcance do disposto no art. 1.647 do Código Civil de 2002 nos negócios imobiliários celebrados com terceiros e refletir acerca da importância da outorga uxória, tendo em vista que o disposto no referido dispositivo é uma forma encontrada pelo legislador para promover a proteção à família e seu patrimônio, tal como assegura a atual Constituição Federal Brasileira. Assim, o presente projeto, justifica-se em razão da necessidade da Universidade em atuar de forma a contribuir com a sociedade, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que auxiliem socialmente no local em que a Universidade está inserida. O procedimento metodológico constitui-se de pesquisa bibliográfica exploratória, com base na discussão teórica do material consultado, dos institutos junto ao Direito brasileiro. Destaca-se que a pesquisa está no início da coleta de dados.

Palavras- chave: União estável. Outorga uxória. Negócios jurídicos.

Biografia do Autor

Paula Lemos Paula, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Acadêmica do 4° ano do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) de Paranaíba. Membro do Grupo de Estudos Educação, Direitos Humanos e Cidadania das Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR); e do GREDIFAMS - Grupo de Estudo e Pesquisa de Direito de Família e Sucessões (Uems). Foi, Bolsista UEMS/PIBEX (2012-2013) com o projeto de extensão: Ações de Cidadania: Intercâmbio Entre Universidade e Comunidade. Atualmente bolsista UEMS/PIBIC (2013-2014) com o projeto intitulado anuência dos cônjuges e da companheira para realização dos negócios imobiliários: análise do artigo 1.647 do código civil de 2002.

Léia Comar Riva, Universidade Estadual De Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba

Professora Efetiva de Direito Civil do Curso de Direito e de Epecialização em Direitos Humanos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba-MS. 

Downloads

Publicado

2014-04-24

Como Citar

Paula, P. L., & Riva, L. C. (2014). ANUÊNCIA DOS CÔNJUGES E DA COMPANHEIRA PARA REALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS: ANÁLISE DO ARTIGO 1.647 DO CÓDIGO CIVIL DE 2002. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1939

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS