ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DAS AVES FRUGÍVORAS À FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL EM UMA REGIÃO DE TRANSIÇÃO ENTRE CERRADO E MATA ATLÂNTICA.

Autores

  • Amanda de Paula Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

A fragmentação florestal não afeta as espécies ao acaso, alguns grupos tendem a ser mais sensíveis do que outros, como é o caso das aves frugívoras. O presente trabalho objetivou analisar a sensibilidade da comunidade de aves frugívoras ao processo de fragmentação florestal no município de Ivinhema (MS). Cada fragmento florestal foi amostrado mensalmente entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013. Foram conduzidos levantamentos quantitativos da avifauna através do método de pontos de escuta, tendo sido estabelecido em cada fragmento um número fixo de pontos ao longo de uma trilha, a uma distância também fixa um do outro. A abundância relativa de cada espécie em cada fragmento foi expressa pelo Índice Pontual de Abundância (IPA). Foram registradas 30 espécies agrupadas em nove famílias, sendo 28 no fragmento A, 18 no fragmento B e 18 no fragmento C, havendo diferença significativa entre os valores (H =7,7586; P =0,0053). Os valores totais de IPA foram de 27,7 no fragmento A, 25,9 no B e 41,5 no C, havendo diferença significativa. Foram consideradas sensíveis 10 espécies (Crypturellus parvirostris, Crypturellus tataupa, Columbina squammata, Primolius maracana, Aratinga leucophthalma, Trogon surrucura, Antilophia galeata, Turdus leucomelas, Tangara cayana e Dacnis cayana). Portanto, os fragmentos florestais de pequena área típicos da região mostram-se incapazes de abrigar populações significativas de cerca de pouco mais de 30% das espécies de aves frugívoras registradas na região.

Downloads

Publicado

2014-04-25

Como Citar

Almeida, A. de P. (2014). ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DAS AVES FRUGÍVORAS À FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL EM UMA REGIÃO DE TRANSIÇÃO ENTRE CERRADO E MATA ATLÂNTICA. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1930

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE