A TRAJETÓRIA DA ESCRITA AFRODESCENDENTE: LEITURA DE QUATRO CONTOS BRASILEIROS

Autores

  • Jenifer Mesquita Gimenes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ana Claudia Duarte Mendes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A presente comunicação consiste em analisar quatro contos, sendo estes A escrava (1887), de Maria Firmina dos Reis; Pai contra mãe (1906), de Machado de Assis; Conluio das Perdas (2010), de Cuti e Convite (2005), de Oubi Inaê Kibuko, tendo como ponto de partida a análise da trajetória de representação do negro na literatura e a conquista da voz destes nas obras. Além de considerar as épocas históricas em que as obras estão inseridas, buscamos ainda compreender a questão da identidade afrodescendente, do ponto de vista da passagem do negro de objeto a sujeito. A metodologia desse trabalho foi totalmente bibliográfica e se constituiu de leituras programadas e encontros entre orientador e orientando. A partir das análises, pode-se perceber o caminho que o negro percorreu dentro da literatura e a conquista de voz deste, sendo que a trajetória da representação se altera conforme o período do conto, do período da escravidão até a contemporaneidade. Concluiu-se que, apesar da mudança de atitude da sociedade em relação ao negro, é necessária a multiplicação de estudos sobre essa temática, pois esse é um assunto que não se finda e que precisa cada vez mais de vozes que reafirmem e fortaleçam a inserção do negro, tanto na literatura como na sociedade de uma forma justa e igualitária.

Biografia do Autor

Jenifer Mesquita Gimenes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda do 4° ano do Curso de Letras Habilitação Português- Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Dourados/ MS.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

Gimenes, J. M., & Mendes, A. C. D. (2015). A TRAJETÓRIA DA ESCRITA AFRODESCENDENTE: LEITURA DE QUATRO CONTOS BRASILEIROS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1918

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES