A FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DA ESCOLA PRIMÁRIA EM PARANAÍBA MS (1964-1971)

Autores

  • daniela ferreira dos santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Resumo

O presente  trabalho é a conclusão da pesquisa sobre a investigação da “FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS PRIMÁRIAS NO CURSO NORMAL EM PARANAÍBA-MS(1964-1971)” e é vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “MEMÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA EM PARANAÍBA/MS (1946-1971)”,sendo financiada pela bolsa do FUNDECT/UEMS.Com o objetivo geral de contribuir para o resgate  da história sobre a educação e a formação de professoras primárias em Paranaíba –MS .  A metodologia utilizada nesta pesquisa foram entrevistas, na perspectiva da História Oral, com professoras que atuaram na escola normal que funcionou em Paranaíba-MS neste período. A relevância dessa pesquisa sobre a história da formação de professores primários no Estado de Mato Grosso do Sul, em especial, o curso normal de Paranaíba-MS, é contribuir para o resgate e reconstrução da trajetória da escola normal no âmbito regional, estadual e nacional.Conclui-se que conseguimos realizar com êxito o que foi proposto pelo projeto,tendo prontas quatros entrevistas e as mesma trancritas, são documentos que ja estão disponiveis  para fazer parte do acervo que será montado e assim contribuindo para que não se perca as memórias  das histórias  ocorridas no periodo em o curso normal funcionou e  formou professoras das series primarias neste municipio.Tornando-se possivel o acesso de todos a esses fatos que fazem parte da história do municipio de Paranaíba-MS.

 

PALAVRAS CHAVE: Curso Normal. Investigação. História Oral.

Biografia do Autor

daniela ferreira dos santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Objetivo geral do projeto é colaborar para a produção de uma história da formação do professor da escola primária do estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil, por meio do resgate e preservação da memória da escola normal em Paranaíba/MS.Os objetivos específicos são localizar as professoras que atuaram na escola normal, no período compreendido entre 1967 e 1971, quando o referido curso funcionou em Paranaíba-MS; efetuar entrevistas com as professoras localizadas; realizar a transcrição das entrevistas para a produção de documento que sirva como instrumento para análises futuras. Com base nos autores Julia (2001) e Oliveira e Rodrigues (2005) Diana Vidal e André Chervel e Roger Chartie que estudam acultura escolar .A metodologia utilizada, com base na História Oral como menciona Sônia Maria de Freitas que a“História Oral é um método de pesquisa que utiliza a técnica da entrevista e outros procedimentos articulados entre si,no registro de narrativas da experiência humana.” E assim a metodologia utizada será por meio de entrevistas, a partir da localização das professoras que atuaram na escola normal em Paranaíba-MS. Em seguida essas entrevistas serão transcritas, de modo que esse documento sirva como instrumento para análises futuras e estudos sobre a formação de professoras da escola primária. Conclui-se que a relevância dessa pesquisa sobre a história da formação de professores primários no Estado de Mato Grosso do Sul, em especial, o curso normal de Paranaíba-MS, poderá contribuir para o resgate e reconstrução da trajetória da escola normal no âmbito regional, estadual e nacional. Palavras-Chave Curso normal.Escola primária.História oral.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

santos, daniela ferreira dos. (2015). A FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DA ESCOLA PRIMÁRIA EM PARANAÍBA MS (1964-1971). ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1910

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS