UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA PARA COGERAÇÃO DE ENERGIA: UM ESTUDO DE CASO NA USINA LOUIS DREYFUS, RIO BRILHANTE/MS.

Autores

  • Jessica Ferreira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

No Brasil o setor sucroenergético vem expandindo e já se percebe um aumento na implantação de usinas devido principalmente a contribuição do etanol e açúcar, como também por ser um setor com forte poder de contribuição para a matriz energética brasileira. Com tal crescimento, consequentemente há um aumento dos subprodutos e efluentes provenientes da cana de açúcar, criando oportunidades para cogeração de energia no qual gera energia de forma a causar menos impactos ambientais. Este projeto tem por objetivo implantar o reaproveitamento do efluente vinhaça resultante do processamento industrial da cana de açúcar para a cogeração de energia na forma de biogás, analisando suas vantagens ambientais, energéticas e econômicas como uma fonte de energia renovável gerada na usina Louis Dreyfus, Rio Brilhante/MS.

Biografia do Autor

Jessica Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Estudante do quarto semestre de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e bolsista do programa Formação de Recursos Humanos em Produção de Bioenergia por meio da Criação do PRH-PB 1 uma parceria entre UEMS e a Petrobras.

Downloads

Publicado

2012-11-22

Como Citar

da Silva, J. F. (2012). UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA PARA COGERAÇÃO DE ENERGIA: UM ESTUDO DE CASO NA USINA LOUIS DREYFUS, RIO BRILHANTE/MS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1899

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA