UMA ANÁLISE DA CARTILHA “BULLYING: JUSTIÇA NAS ESCOLAS” DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA À LUZ DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Priscila Aparecida Silva Cruz UEMS
  • Silvane Aparecida De Freitas UEMS

Resumo

Partindo dos pressupostos teóricos advindos de Michel Foucault (2006/2008/2011), esta pesquisa de cunho bibliográfico e documental, visa apresentar as análises referentes à constituição de padrões de normalidades na sociedade disciplinar, principalmente na escola, a fim de favorecer o entendimento da institucionalização de normalidades na instituição escolar, verificando como ela exclui o anormal, sendo assim, um fator gerador do bullying entre os escolares. A partir dessa perspectiva, iremos analisar a Cartilha “Bullying: Justiça nas Escolas”, publicada pelo Conselho Nacional de Justiça, com o intuito de verificar como a cartilha apresenta o fenômeno social do bullying, como os discursos se constituem e se legitimam nos estudos educacionais de uma determinada época histórica, bem como esses discursos evidenciam o perfil dos profissionais da educação, nas instituições escolares e nas diversas instituições da sociedade. As reflexões sobre os resultados desta pesquisa demonstram como a sociedade disciplinar cria indivíduos que não toleram a diferença, promovendo a exclusão e legitimando o bullying.

 

Palavras-chave: Bullying. Escola. Padrões de Normalidades. Conselho Nacional de Justiça.

 

Biografia do Autor

Priscila Aparecida Silva Cruz, UEMS

Discente do Curso de Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Silvane Aparecida De Freitas, UEMS

Pós doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp/IEL. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista de Assis. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Silva Cruz, P. A., & De Freitas, S. A. (2012). UMA ANÁLISE DA CARTILHA “BULLYING: JUSTIÇA NAS ESCOLAS” DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA À LUZ DE MICHEL FOUCAULT. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1890

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS