UMA ANÁLISE DA CARTILHA “BULLYING: JUSTIÇA NAS ESCOLAS” DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA À LUZ DE MICHEL FOUCAULT
Resumo
Partindo dos pressupostos teóricos advindos de Michel Foucault (2006/2008/2011), esta pesquisa de cunho bibliográfico e documental, visa apresentar as análises referentes à constituição de padrões de normalidades na sociedade disciplinar, principalmente na escola, a fim de favorecer o entendimento da institucionalização de normalidades na instituição escolar, verificando como ela exclui o anormal, sendo assim, um fator gerador do bullying entre os escolares. A partir dessa perspectiva, iremos analisar a Cartilha “Bullying: Justiça nas Escolas”, publicada pelo Conselho Nacional de Justiça, com o intuito de verificar como a cartilha apresenta o fenômeno social do bullying, como os discursos se constituem e se legitimam nos estudos educacionais de uma determinada época histórica, bem como esses discursos evidenciam o perfil dos profissionais da educação, nas instituições escolares e nas diversas instituições da sociedade. As reflexões sobre os resultados desta pesquisa demonstram como a sociedade disciplinar cria indivíduos que não toleram a diferença, promovendo a exclusão e legitimando o bullying.
Palavras-chave: Bullying. Escola. Padrões de Normalidades. Conselho Nacional de Justiça.