TORTA DE FILTRO COMO FONTE DE NUTRIENTES NA CULTURA DE CANA-DE-AÇÚCAR EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Fernando Jorge Moraes Santos Junior Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Resumo

A expansão da produção de cana-de-açúcar está crescendo de forma acelerada no país e o estado do Mato Grosso do Sul vem a cada ano aumentando sua produção neste setor. A torta de filtro é um resíduo obtido pelo filtro rotativo após extração da sacarose e que substitui o fertilizante mineral por apresentar alta concentração de fósforo entre outros nutrientes que são essenciais para uma melhor produtividade do cultivo. Pesquisas sobre alternativas para o uso de resíduos do setor sucroenergético são de fundamental importância para a agricultura moderna. Onde estes podem ser reutilizados a fim de uma melhor produção, maior economia e qualidade ambiental, visando uma agricultura sustentável. Objetiva-se nesse trabalho desenvolver estudos relacionados ao fósforo mineral, a torta de filtro e seus benefícios com relação à nutrição mineral da cultura da cana-de-açúcar. Os tratamentos serão constituídos pela combinação num esquema de quatro diferentes dosagens de fósforo, três tipos de fontes e dois modos de aplicação, um tipo de solo (com teores de argila inferiores a 35%), com fatorial 4x3x2, no delineamento experimental blocos casualizados, com três repetições. Para isso serão analisados: Massa fresca e seca, Teor de fósforo, Acúmulo de fósforo, Crescimento de plantas, Toneladas de Colmo por Hectare, Tonelada de POL por Hectare, Sólidos Solúveis Totais, Açúcares Polarizáveis da Cana, Açúcares Polarizáveis, Açúcares Totais Recuperáveis e Porcentagem de Fibra.

Biografia do Autor

Fernando Jorge Moraes Santos Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Natural de Campo Grande - MS, 18 anos de idade. Atualmente eu sou estudante do 4º semestre de Engenharia Ambiental na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e bolsista da PETROBRAS.

Downloads

Publicado

2012-08-05

Como Citar

Santos Junior, F. J. M. (2012). TORTA DE FILTRO COMO FONTE DE NUTRIENTES NA CULTURA DE CANA-DE-AÇÚCAR EM MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1887

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA