STATUS REPRODUTIVO E SUA RELAÇÃO COM OS PERFIS DE HIDROCARBONOS CUTICULARES EM FÊMEAS DA VESPA Polistes versicolor (VESPIDAE: POLISTINAE)

Autores

  • Denise Sguarizi Antonio Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • William Antonialli Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

Os hidrocarbonos cuticulares (HC) são fundamentais para a comunicação nos insetos sociais e estudos recentes têm comprovado sua importância para o reconhecimento intra e interespecífico. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi investigara relação entre o status reprodutivo e o perfil de hidrocarbonos cuticulares de fêmeas da vespa Polistes versicolor. Foram dissecados 177 ovários de fêmeas de dez colônias e de todas elas foram extraídos os tórax para análise de HC pela técnica de Espectroscopia Fotoacústica no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR-PAS). Foram identificados quatro tipos de desenvolvimento ovariano, sendo que 65,53% das fêmeas apresentaram ovários filamentosos do tipo A; 23,16% de parcialmente desenvolvidos, do tipo B, 6,77% do tipo C, e 4,51% completamente desenvolvidos (tipo D). Nas colônias desta espécie ocorre uma única fêmea com grau de desenvolvimento ovariano de poedeira, embora, mais de uma possa estar inseminada, aptas a substituir a rainha. Além disso, foi possível diferenciar três grupos distintos de fêmeas, de acordo com seus estados fisiológicos e perfis de HC. Isto demonstra que as assinaturas químicas do exoesqueleto das fêmeas têm potencial para indicar seus status reprodutivos e, portanto, seu lugar na hierarquia de dominância dentro das colônias.

Publicado

2012-12-10

Como Citar

Antonio, D. S., & Antonialli, W. (2012). STATUS REPRODUTIVO E SUA RELAÇÃO COM OS PERFIS DE HIDROCARBONOS CUTICULARES EM FÊMEAS DA VESPA Polistes versicolor (VESPIDAE: POLISTINAE). ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1881

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>