SANGUE, CONSUMO E VIDEOCLIPE: NIILISMO E NARCISISMO EM O PSICOPATA AMERICANO

Autores

  • Gabriel Henrique Pinheiro Góis UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

O trabalho de pesquisa propõe a análise da obra O Psicopata Americano, perscrutando-a sob a ótica linear dos conceitos de niilismo (situação em que o homem se encontra em completo vazio) e narcisismo (fixação excessiva ao próprio corpo). Visto que a obra, ao absorver todo o contexto midiático-cultural estadunidense na década de 80, evoca temas como violência, individualismo e perda de identidade. Mediante uma narrativa rápida e simultânea, assemelhando-se à linguagem do videoclipe, a obra suscita um cenário caótico em que se entrelaçam nuances da realidade e da ficção, próprios de uma época em que programas televisivos e vida real aproximam-se desmesuradamente. Neste sentido, pretende-se investigar elementos intrínsecos da narrativa, sobretudo, o mosaico controverso em que se compõe o narrador, Patrick Bateman, explorando a composição de tal indivíduo, cuja visão não consegue apontar para outro rumo senão o de si mesmo.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Pinheiro Góis, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Graduando do Curso de Letras Habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, História e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura norte-americana e pós-modernidade.

Downloads

Publicado

2013-02-06

Como Citar

Pinheiro Góis, G. H. (2013). SANGUE, CONSUMO E VIDEOCLIPE: NIILISMO E NARCISISMO EM O PSICOPATA AMERICANO. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1872

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES