Salesianos e adventistas:catalogação das fontes primárias do Colégio Salesiano Dom Bosco e da Escola Umbelina Corrêa da Costa de Três Lagoas (MS)

Autores

  • renato rodrigues barbosa uems

Resumo

 

RESUMO

Esse trabalho é resultado de projeto de Iniciação Científica que se encontra em fase de conclusão e cujo principal objetivo foi o de levantar e mapear as fontes primárias de duas instituições escolares confessionais, sendo uma católica e outra adventista. Desta forma, levantamos aquilo que foi descoberto de documentos do Colégio Salesiano Dom Bosco, que em seus primórdios denominava-se Patronato Bom Jesus e que foi fundado em 1957, pela Missão Salesiana do Mato Grosso, na cidade de Três Lagoas; e da Escola Umbelina Corrêa da Costa, cujo funcionamento foi de 1978 a 1993. As fontes documentais foram digitalizadas e passarão a compor acervo do CEDOCMS. Entretanto, vale ressaltar que as dificuldades na busca desses documentos, pois além da clássica questão envolvendo a guarda e preservação documental, ainda houve agravante, como o de não poder contar com os sujeitos envolvidos com essas instituições, que na maioria das vezes se desvencilhavam dizendo que não possuíam nenhuma informação que pudessem nos auxiliar nos trabalhos. Por outro lado, no decorrer das buscas, e viagens a Três Lagoas, tivemos o grato prazer de colocarmos as mãos em alguns documentos como atas de exame de admissão, de avaliações, livros de matrículas, além de fotografias. Apesar de todas as dificuldades cremos que nossa pesquisa contribuíra e muito com a historiografia da educação em nossa região.

Publicado

2012-12-05

Como Citar

barbosa, renato rodrigues. (2012). Salesianos e adventistas:catalogação das fontes primárias do Colégio Salesiano Dom Bosco e da Escola Umbelina Corrêa da Costa de Três Lagoas (MS). ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1870

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS