SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS ASILADOS

Autores

  • Fabiane Gerotti Mendes Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

Resumo

O crescimento da população idosa é uma realidade preocupante, pois o envelhecimento é um processo complexo e está associado a uma série de doenças, incapacidades múltiplas, dependência e perda da autonomia. Desta forma, o presente estudo, tem como objetivos descrever a autopercepção, as condições de saúde e investigar a qualidade de vida dos idosos do Asilo da Velhice Desamparada de Dourados – Lar do Idoso. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal em uma amostra de 15 idosos institucionalizados. A caracterização da amostra e a avaliação da autopercepção e condições de saúde foram obtidas através de um Questionário abordando questões sócio-demográficas, condições de saúde como: hábitos de vida, atividade física, atividade social, diagnostico médico referido e autoavaliação da saúde. Para a avaliação da Qualidade de Vida dos idosos foi utilizada a versão brasileira da WHOQOL-OLD e WHOQOL-BREF. Os resultados mostram que a maioria dos residentes entrevistados é do sexo masculino (73%), com faixa etária entre 70 a 79 anos (40%), alfabetizados (60%), solteiros (60%) e católicos (73%). Quanto à autoavaliação de saúde, a maioria (53%) considerou sua saúde boa. No questionário WHOQOL-OLD constata-se que a faceta com maior escore foi Morte e morrer (18,1), a qual avalia as preocupações, inquietações e temores sobre a morte e morrer e, no WHOQOL-BREF o domínio de maior escore foi o de Relações pessoais (17,9), seguido pelo Meio ambiente (16,2) e Psicológico (13,9).

Biografia do Autor

Fabiane Gerotti Mendes, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

Acadêmica do 4º ano do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Bolsista de iniciação científica CNPq.

Publicado

2013-02-06

Como Citar

Gerotti Mendes, F. (2013). SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS ASILADOS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1868

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE