RESTAURACAO EM ÁREA CILIAR COM A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE NUCLEAÇÃO, NO SÍTIO SANTA LUZIA, EM IVINHEMA – MS

Autores

  • Raquel Souza UEMS

Resumo

Resumo

O conceito de nucleação foi proposto com base na observação de que a presença de certas espécies poderia propiciar um meio mais adequado ao surgimento de outras, que se beneficiam das modificações trazidas pelas primeiras. As técnicas baseadas neste conceito representariam uma das melhores formas de programar a sucessão dentro de áreas degradadas. Esta pesquisa objetivou restaurar um trecho da mata ciliar do Sítio Santa Luzia, localizado em Ivinhema, MS. Foram comparados 3 tratamentos, com duas repetições, totalizando o plantio de 100 mudas e implantação de 32 transposições de solo: tratamento 1 – plantio convencional de 50 mudas de espécies arbóreas nativas; tratamento 2 – 16 transposições de solo associada com o plantio de 50 mudas; tratamento 3 - 16 transposições de solo. Durante 8 meses  as parcelas foram analisadas quanto ao número de plântulas emergentes nos locais da transposição, a altura da parte área e diâmetro da base das mudas implantadas e a sobrevivência em relação ao número inicial de mudas. Foram registradas somente espécies herbáceas provenientes da regeneração natural nas áreas de transposição. Não houve diferença significativa entre os tratamentos 1 e 2 quanto ao desenvolvimento das mudas, mas houve crescimento contínuo em altura e diâmetro. Acredita-se que o uso intensivo da área como pastagem, tenha influenciado negativamente a germinação das demais sementes do banco. Não foi possível avaliar o potencial de restauração da transposição de solo na área em estudo, devido à invasão da braquiária que prejudicou também o desenvolvimento e a sobrevivência das mudas implantadas.

Biografia do Autor

Raquel Souza, UEMS

ResumoO conceito de nucleação foi proposto com base na observação de que a presença de certas espécies poderia propiciar um meio mais adequado ao surgimento de outras, que se beneficiam das modificações trazidas pelas primeiras. As técnicas baseadas neste conceito representariam uma das melhores formas de programar a sucessão dentro de áreas degradadas. Esta pesquisa objetivou restaurar um trecho da mata ciliar do Sítio Santa Luzia, localizado em Ivinhema, MS. Foram comparados 3 tratamentos, com duas repetições, totalizando o plantio de 100 mudas e implantação de 32 transposições de solo: tratamento 1 – plantio convencional de 50 mudas de espécies arbóreas nativas; tratamento 2 – 16 transposições de solo associada com o plantio de 50 mudas; tratamento 3 - 16 transposições de solo. Durante 8 meses  as parcelas foram analisadas quanto ao número de plântulas emergentes nos locais da transposição, a altura da parte área e diâmetro da base das mudas implantadas e a sobrevivência em relação ao número inicial de mudas. Foram registradas somente espécies herbáceas provenientes da regeneração natural nas áreas de transposição. Não houve diferença significativa entre os tratamentos 1 e 2 quanto ao desenvolvimento das mudas, mas houve crescimento contínuo em altura e diâmetro. Acredita-se que o uso intensivo da área como pastagem, tenha influenciado negativamente a germinação das demais sementes do banco. Não foi possível avaliar o potencial de restauração da transposição de solo na área em estudo, devido à invasão da braquiária que prejudicou também o desenvolvimento e a sobrevivência das mudas implantadas.

Publicado

2013-02-06

Como Citar

Souza, R. (2013). RESTAURACAO EM ÁREA CILIAR COM A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE NUCLEAÇÃO, NO SÍTIO SANTA LUZIA, EM IVINHEMA – MS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1867

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE