REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR DOS ANOS

Autores

  • Claudia Xavier Araujo UEMS

Resumo

A pesquisa tem como tema as representações sociais do ser professor nos anos iniciais do ensino fundamental e, justifica-se pela necessidade de estudar a teoria das representações sociais aliada aos estudos sobre a formação de professores. O objetivo da pesquisa é investigar as representações sociais do ser professor de três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental das redes de ensino do município de Dourados/ MS. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta dos dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada com a transcrição e análise posterior dos dados. Os resultados validam as escolha da profissão de professor e as representações sociais do ser professor. A conclusão dessa pesquisa permitiu compreender que a escolha da profissão é por falta de opção, a influência da família, o gosto e a identificação da profissão docente, assim como as representações sociais do ser professor estão ancorados na transmissão do conhecimento, formadores de opiniões, responsáveis pela aprendizagem dos alunos e reconhecem a desvalorização da profissão docente.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Araujo, C. X. (2012). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR DOS ANOS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1864

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS